나중에 보자: o adeus em coreano

 

 

 

Alemanha perde para os coreanos, fica na lanterna de seu grupo e volta pra casa mais cedo

 

 

 

Créditos na Imagem

 

 

O melhor futebol do mundo em 2014 dá adeus ao sonho de se tornar penta. Joachim Löw e seus companheiros voltam à Berlim levando na bagagem apenas o vexame e o baixo rendimento apresentado nesta Copa do Mundo. Aos trancos e barrancos, a Alemanha mostrou um futebol bem abaixo de seu potencial. Antes, uma equipe bem estruturada, com passes envolventes e muita objetividade. Agora, um time que não consegue lidar defensivamente com contra-ataques rápidos e é ineficiente em suas finalizações.

Contra a Suécia, os alemães apenas adiaram sua eliminação ao ganhar sobrevida com um gol marcado no apagar das luzes. Mas quis o destino que o adeus fosse concretizado também nos acréscimos e em línguas coreanas: 나중에 보자. Com apenas três pontos conquistados, a Alemanha dá adeus ao sonho de se tornar pentacampeã e volta para casa precisando suportar o vexame de uma eliminação precoce.

 

 

Créditos na Imagem

 

 

O JOGO

 

 

Joachim Löw mandou a campo uma equipe composta por: Manuel Neuer, Jonas Hector, Mats Hummels, Sami Khedira, Toni Kroos, Timo Werner, Mesut Özil, Marco Reus, Leon Goretzka, Niklas Süle e Joshua Kimmich.

Os primeiros minutos foram marcados pelo equilíbrio entre as equipes. Conforme o tempo ia passando, a Alemanha começava a ter maior posse de bola e rondar com mais frequência a área adversária. Os alemães optaram por um jogo paciente e seguiam trocando passes em busca de espaços.

Mas a primeira chegada com perigo foi dos coreanos. Em cobrança de falta, Jung Woo-Young mandou um chute cheio de veneno para a meta alemã. Manuel Neuer foi à bola, se complicou todo, mas acabou defendendo em dois tempos.

Aos 24 minutos de jogo, a Coreia do Sul chegava mais uma vez. Lee Yong cruzou para a área e Niklas Süle afastou de cabeça. No rebote, Son Heung-Min chutou de primeira, mas a bola passou por cima da meta de Neuer.

A Alemanha seguia trabalhando enquanto a Coreia do Sul recuava-se no seu campo de defesa. Apesar de ficar mais tempo com a posse e seguir no ataque, os alemães não conseguiam criar chances claras para marcar. A oportunidade mais concreta de abrir o marcador veio nos pés de Mats Hummels dentro da pequena área. O zagueiro chutou, mas o goleiro Cho Hyun-Woo salvou os coreanos.

Apesar do empate em 0 a 0 no fim da primeira etapa, a Alemanha foi para o intervalo se classificando para a próxima etapa. Isso porque o confronto entre México e Suécia também seguia igualado. A Alemanha até então somava os mesmos pontos dos suecos, mas ficava na frente pelos critérios de desempate.

E em apenas dois minutos da etapa complementar, a equipe de Joachim Löw mostrou muito mais objetividade do que durante os outros quarenta e cinco minutos: Após cruzamento de Joshua Kimmich, Leon Goretzka cabeceou no canto do goleiro, que precisou se esticar todo para evitar o tento alemão.

Enquanto a bola rolava em Kazan, os suecos iam fazendo o seu dever e marcaram três vezes contra o México. Um peso e tanto nas costas dos atuais campeões que agora só seriam salvos com um gol. Gol esse que insistia em não acontecer, mas que bastaria para igualar os pontos do México e eliminá-los por critério de desempate.

E se a sobrevida alemã veio no apagar das luzes, quis o destino que o adeus fosse se confirmar também nos acréscimos: Kim Young-Gwon marcou aos 46 minutos para a Coreia do Sul. Mas foi Son Heung-Min que cravou a eliminação dos germânicos, ao marcar o segundo gol coreano.

 

 

Créditos na Imagem

 

 

Com o apito final, a atual campeã – julgada antes como um dos melhores times do mundo - dá adeus à competição ainda na fase de grupos, situação essa que está acontecendo pela primeira vez em sua história.

 

 

Seria o 7 a 1 alemão?

 

나중에 보자 - Bye - À bientôt - Hasta luego - Ci vediamo - La revedere - Bis dann - Adjöss - Vai pela sombra

 

 

Que Copa senhores!

Francielle Fabro