A DOLOROSA DERROTA CONTRA A COLÔMBIA E O FIM DO SONHO DE SEGUIR NA COMPETIÇÃO

 

(Foto: REUTERS)

 

A Polônia foi a campo neste domingo (24) enfrentar a Colômbia na Arena Kazan em busca do seu primeiro triunfo e da esperança para seguir na Copa do Mundo. Mas, não foi bem assim. Os colombianos mandaram no jogo e aplicaram um 3x0 sobre os poloneses, deixando-os sem chances de classificação para as oitavas de finais. A eliminação da Seleção Polonesa na fase de grupos já é a terceira desde os anos 2000.

 

O JOGO

Diferente do jogo contra Senegal, os poloneses começaram a partida com uma postura mais agressiva. A primeira boa oportunidade surgiu aos 18’ minutos com Zieliński que tentou de fora da área, mas a defesa colombiana estava muito bem no jogo e afastou o perigo.

Com o passar do tempo, a Colômbia passou a ter mais espaço em campo, chegou ao ataque com mais frequência que o time polonês e o goleiro Szczęsny precisou trabalhar duro para evitar o gol dos sul-americanos. Mas não bastou. Aos 40’ ainda da primeira etapa, James fez um cruzamento certeiro na cabeça do zagueiro Yerri Mina que subiu mais que todo mundo para mandar a bola para o fundo das redes.

 

(Foto: Julian Finney / Getty Images)

 

Na volta para o segundo tempo, os poloneses sabiam que teriam de ir pra cima dos colombianos, a derrota significaria o adeus na Copa do Mundo e foi aí que o time sul-americano matou o jogo. Aos 23’ minutos, o capitão Falcão Garcia recebeu na área e ampliou o placar. Poucos minutos depois, a Colômbia já chegava ao seu terceiro gol, com Cuadrado e assinava a eliminação da Polaca.

Os poloneses até tentaram no desespero marcar algum gol, teve uma oportunidade com Zieliński e outra com Lewandowski, mas quem quase chegou a marcar foram os colombianos com Uribe e o zagueiro polonês Bednarek precisou salvar em cima da linha.

 

A LAMENTAÇÃO DO COMANDANTE

Adam Nawalka, que tem uma trajetória marcada por bons números com a Seleção Polonesa (quartas de finais da Eurocopa, sendo eliminada por Portugal que foi a campeã da edição e primeiro lugar no grupo E das eliminatórias para a Copa do Mundo), lamentou a saída precoce da equipe: “Nós dizemos adeus a este campeonato de uma forma muito triste para todos. Os jogadores se esforçaram muito para esta partida, eles lutaram até o último apito, mas acabou não sendo o suficiente”.

 

Adam Nawałka: Eu assumo a minha responsabilidade

(Foto: Divulgação / Site Oficial / pzpn.pl)

 

Com o fim do sonho de chegar às oitavas de finais, a Polônia agora irá fazer o seu último jogo na competição contra o Japão na quinta-feira (28), onde tentará pelo menos sair com sua honra de pé.

FICHA TÉCNICA
POLÔNIA 0 x 3 COLÔMBIA

 

Local: Arena Kazán, em Kazán (Rússia)
Data: 24 de junho de 2018 (Domingo)
Horário: 15h00 (horário de Brasília)
Árbitro: Arturo Ramos (México)
Assistentes: Marvin Torrentera (México) e Miguel Hernández (México)
Cartões amarelos: Bednarek, Grosicki (POL)

GOLS:
Colômbia: Mina, aos 39 minutos do 1T. Falcao Garcia, aos 24, e Juan Cuadrado, aos 30 minutos do 2T

POLÔNIA: Szczesny; Piszczek, Bednarek, Pazdan (Glik) e Krychowiak; Goralski, Bereszynski (Teodorczyk), Zielinski, Rybus; Kownacki (Grosicki) e Lewandowski
Técnico: Adam Nawalka

COLÔMBIA: David Ospina; Santiago Arias, Davinson Sánchez, Mina e Johan Mojica; Barrios, Abel Aguillar (Uribe), Juan Cuadrado e Juan Quintero (Lerma); James Rodríguez; Falcao García (Bacca)
Técnico: José Pékerman

 

Por Júlia Fraga