A EQUIPE CAFETEIRA ESTREIA CONTRA A ARGENTINA.

 

As seleções duelam neste sábado (15), às 19h, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela primeira rodada da competição.

 

James aguarda treino da Colômbia no estádio de Pituaçu — Foto: Hector Werlang

Foto de Hector Werlang

 

A seleção da Colômbia passou por uma reformulação e disputa a Copa América com um elenco mais jovem e considerado pelos críticos especializados como “uma geração de ouro”. O comando do elenco também sofreu mudança e, desde fevereiro, está nas boas mãos do técnico português Carlos Queiroz.

Com nova roupagem, a equipe cafeteira abraçou o desafio de conquistar o título dezenove anos depois de ter sido a campeã da competição, no ano de 2001, em Bogotá. A Colômbia é a última equipe que foi campeã do torneio sul-americano alcançando a vitória em todas as seis partidas disputadas nesta edição, sem sofrer gols.

O último treino antes de sua estreia no torneio foi realizado na tarde desta sexta (14), no Estádio de Pituaçu, e o clima foi de festa. No final dos trabalhos, o grupo celebrou o aniversário de 27 anos do lateral-direito Stefan Medina. O técnico Carlos Queiroz preferiu manter a imprensa afastada e liberou o treino por um breve período de tempo. Sobre sua escalação para a estreia, ele nada comentou.

Ao que tudo indica, a Colômbia poderá entrar em campo com a seguinte escalação: Ospina; Medina, Sanchez, Mina e Tesillo; Barrios (Cuellar), Uribe, Cuadrado (Cardona) e James; Martinez (Muriel) e Falcão.

 

Resultado de imagem para seleção da colômbia copa américa 2019

A alegria da delegação colombiana

Foto: Reuters

 

Um duelo de gigantes poderá ser conferido durante o duelo. Do lado argentino, a estrela de Lionel Messi , disputará o gramado com a grande estrela colombiana, James Rodriguez, artilheiro da Copa no Brasil, com seis gols. O jogador passou por um tratamento intensivo por conta de um problema muscular, durante o Mundial da Rússia, e não pôde colaborar com sua equipe na fase preparatória. No entanto, ele já está apto para jogar e brilhar nos gramados brasileiros.

Os colombianos estão bem cotados entre os possíveis candidatos ao título e Tite, técnico da seleção brasileira, endossou o coro durante coletiva concedida antes da estreia do Brasil. O treinador colocou os cafeteiros no mesmo patamar que o Uruguai e a Argentina.

“Posso falar de mim. Brasil, Argentina, Uruguai e ascensão da Colômbia trazem sempre consigo um grau de favoritismo”, afirmou.

 

Carlos Queiroz DT Colombia

O técnico da Colômbia, Carlos Queiroz

Foto: Divulgação - FIFA

O português Carlos Queiroz é tido como um dos melhores técnicos das Américas e chegou para treinar um time de craques e com o objetivo de chegar o mais longe possível dentro do torneio. Ele comandou a seleção do Irã desde 2011, quando alcançou a classificação para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Na edição da Rússia, em 2018, novamente conquistou a vaga para a disputa. Na última Copa da Ásia, o Irã foi eliminado pelo Japão nas semifinais. Um currículo invejável.

Desde que assumiu o comando da seleção, Queiroz cumpriu com rigor sua intenção de aprimoramento do grupo para disputar a Copa América com o seu habitual talento.

“Para mim é uma honra, um sentimento de muita felicidade e gratidão pela confiança que depositaram no meu trabalho. Meu dever é cuidar da melhor maneira do patrimônio que foi alcançado nos últimos anos na seleção colombiana, em busca do aprimoramento a cada jogo. Minha meta é chegar até a final e, quem sabe, levar a taça”, declarou.

 

Carla Andrade