A MINHA VITÓRIA HOJE TEM SABOR DE MEL

Sem chocolate e firmando a liderança do Grupo A3, o América-RN é o único time da capital a vencer nesta rodada

Jogando em casa, nesta quarta-feira (14), o América-RN superou o Guarany de Sobral pelo placar de 3x0. Os gols saíram todos no segundo tempo, marcados por Marcelo Augusto, Rondinelly e Carlos Renato. O resultado mantém o Alvirrubro na liderança do Grupo A3 da Série D, deixando o torcedor americano respirar mais aliviado. 


Foto: Canindé Pereira/América FC

O professor Paulinho Kobayashi vem repetindo a base titular há quatro partidas (contando com essa), nas últimas duas, uma alteração significativa foi a escalação de Vitor Paiva no gol. Contra o Globo, no último sábado (10), não houve muito o que fazer, contra o Guarany, também não. Mas é perceptível a tranquilidade do grupo como um todo, especialmente do setor defensivo.

Honestamente, a primeira etapa de jogo não me surpreendeu. De um lado, tivemos um Mecão com as mesmas dificuldades de sempre: velocidade, bolas paradas e finalizações. Do outro, um Guarany sedento por encaixar um contra-ataque, já que a proposta do Cacique do Vale era se posicionar defensivamente e não abrir espaço para o Alvirrubro de Natal.

O que me incomoda bastante nesse time é o desperdício. É penoso demais aproveitar pelo menos um dos mil escanteios a nosso favor. Além disso, o América quase sempre demora para conseguir um chute a gol e a bola costuma ficar presa no meio de campo. Por mais que o Mecão tenha tido maior posse, no primeiro tempo as coisas não progrediram. Chegamos a apertar um pouco mais para marcar, no finalzinho, mas não saímos do zero a zero. 

A partida reiniciou sem alterações rubras no segundo tempo. De cara, o Guarany teve uma boa chance, mas acabou pecando na finalização e não conseguiu abrir o placar na Arena das Dunas. Pouco depois, em mais um lance de escanteio, finalmente acertaram um. Aos 8 minutos, Marcelo Augusto conseguiu marcar um golaço oriundo de uma cobrança de Rondinelly. E foi aí que o jogo começou...


FOTO: Canindé Pereira/América FC

Kobayashi fez algumas alterações, substituindo Romarinho por Xaves – recém contratado – e Anderson Paraíba por Elias – enfim liberado pelo DM. A ofensividade do América era percebida desde o início do jogo, mas não tinha efetividade alguma. Apenas na segunda etapa do confronto é que o time conseguiu encontrar o caminho para a vitória. Infelizmente isso é corriqueiro por aqui e é um ponto que chama atenção negativamente, precisando ser ajustado com urgência.

A disputa seguiu intensa e novamente vieram alterações, saindo Augusto e Wallace Pernambucano, para a entrada de Dico e Dione, respectivamente. Nas redes sociais não se falava de outra coisa. Tão natural quanto a luz do dia, Guedes tomou mais um cartão amarelo, assim como Romarinho, que também levou o seu, ambos estão fora do próximo jogo.

O placar que favorecia o América já estava bom, mas melhorou quando aos 43’/2T, em uma jogada inteligentíssima, Rondinelly marcou o seu. E já venho dizendo há algum tempo: se tem Mecão, ele tem que anotar o dele. É o melhor homem em campo disparado. Respeito quem tem uma opinião contrária, mas a forma como ele busca acrescentar ao coletivo, sem deixar de brilhar individualmente, é algo que me chama atenção. Esse é o tipo de jogador que honra o nosso manto, respeitando o adversário e metendo gol com estilo.

Para poupá-lo, já nos acréscimos, Carlos Renato acabou entrando no seu lugar e, inspirado, marcou o terceiro gol da vitória alvirrubra.  Após cruzamento de Renan Luís, ele mandou a bola pro fundo da rede, sacramentando o resultado no último lance.


Foto: Canindé Pereira/América FC

Novamente alguns jogadores falharam, mas no geral o time jogou bem. Não no primeiro, mas no segundo tempo, conforme já exposto. Assim, o América se mantém na liderança do grupo e o torcedor comemora a sequência positiva. Já o Guarany, segue na lanterna e se complica ainda mais no Brasileirão.

Tudo voltando ao normal no futebol do RN. A próxima batalha da primeira fase será no domingo (18), às 16h, contra o Atlético de Cajazeiras, no Estádio Perpetão.

 

Saudações alvirrubras e segue o líder!

Por Amanda Oleinik

 

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.