A NOITE DO TÍTULO E DO RETORNO!

 

portuguesaa.jpg

Foto: Facebook Portuguesa 

 

A Portuguesa entrou em campo nesta quarta-feira (23), no estádio do Canindé, para o segundo jogo da final da Copa Paulista, tendo como adversário o Marília. No primeiro jogo, a Portuguesa ganhou de virada por 2x1, com gols de Caique e Adilson Baia. 

Jogando em casa, com a vantagem, o time não se fechou e partiu para cima, para buscar o resultado. A Lusa ganhou a partida 3x2, tornando-se Campeã da Copa Paulista, voltando ao Brasileirão na série D. 

Só quem torce, quem acompanha e quem vive sabe o que o torcedor passou desde 2013 quando aconteceu o tapetão, a partir disso foi rebaixamento atrás de rebaixamento, eliminações e tristezas. A vontade de largar, de desistir aparecia de vez em quando, era um elenco que dava desgosto de acompanhar, um desânimo de assistir e a esperança nunca existia. 

Mesmo assim permanecemos ali, a cada partida, debaixo de um sol quente, de um vento gelado ou de uma chuva forte, mas a gente sempre estava junto, apoiando, mostrando que ela jamais estaria sozinha, que o amor por um clube supera qualquer obstáculo. 

Sair do cenário nacional foi o que mais doeu para cada um, jamais imaginaríamos que um time de tanta tradição não jogaria nenhuma divisão do Campeonato Brasileiro, nenhuma partida da Copa do Brasil, apenas a segunda divisão do Campeonato Paulista, apenas um campeonato que ninguém valoriza e outros desconhecem a existência da Copa Paulista. 

O ano do centenário começou da pior forma, com uma pandemia. No ano em que a gente mais queria aglomerar para comemorar tudo foi paralisado. Passado algum tempo, os jogos voltaram e já víamos outro time, um time com vontade, um time com raça em campo, e nos bastidores, com a nova diretoria, que entrou este ano, voltamos a ter a esperança da Portuguesa de volta. Infelizmente a esperança foi abatida, quando veio a eliminação nas quartas do Campeonato Paulista série A2 diante o XV de Piracicaba, com erros de arbitragem, um drone que paralisou a partida, fazendo com que a gente perdesse o acesso. 

Já a Copa Paulista começou de outra forma, com a Lusa goleando nas duas primeiras partidas, indo muito bem na fase de grupos do campeonato e tendo a melhor campanha geral. Na fase do mata-mata tivemos um bom desempenho, apenas contra o Água Santa, que mesmo com a vantagem de 1x0 do jogo de ida tomamos a virada no jogo da  volta, mas ganhamos na decisão de pênaltis. Este jogo inclusive foi a única derrota da Portuguesa no campeonato. 

Tornando-se campeão, nesta quarta-feira (23) e tendo o acesso a série D novamente, traz paz e tranquilidade para o coração lusitano, a esperança de que dias melhores estão por vir, que estamos apenas no começo da nossa volta por cima. Esse ano foi para mostrar que a Portuguesa é gigante, e que aos poucos ela irá retornar ao lugar de onde ela nunca deveria ter saído, a elite! 

 

Por Izabela Risden 

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna, não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.