ABRAM ALAS PARA OS SOLDADOS VERDES!

Conheça a Seleção Nigeriana, primeira seleção do continente africano a se classificar para o Mundial da Rússia 2018

 

Imagem relacionada
 

Antes de mais nada, sei que o fato de eu cobrir a Nigéria deve surpreender muitos dos que me acompanham. Porque não cobrir uma grande potência?

Bem meus caros, seguindo a linha que adoto desde que me entreguei ao prazer de escrever, devo lhes confessar que a vida sem desafios, não tem a menor graça. Cada ser humano deve valorizar suas raízes, e são por elas, por minha identidade, que não cederei a vez! Foi tudo questão de escolha!

 


 

Classificação para o Mundial e últimos preparativos

 

Vestidos de verde eles tomam os gramados com raça e irreverência e vão a luta em sua sexta participação em Mundiais. Mas o caminho dos nigerianos não será nada fácil. Os Soldados Verdes estão no grupo D, junto com a Argentina, Croácia e Islândia.

Classificados com um jogo de antecedência e com campanha invicta, os Águias conquistaram a vaga depois de derrotar a Zâmbia, com gol de Alex Iwobi, meia do Arsenal. Esta será a terceira Copa seguida da Nigéria, que na última edição chegou até as oitavas de final.   

 

Foto: FIFA

 

A super Águia ainda terá um grande desafio antes do Mundial: amistoso contra a Inglaterra, no Estádio de Wembley, em 2   junho. O time vem de derrota por 2x0 contra a Sérvia. Sobre o confronto o capitão da equipe, o meio campista Mikel,  ex-Chelsea, declarou:

 

“A partida acontece apenas duas semanas antes do nosso primeiro jogo na Copa do Mundo da FIFA. Será uma grande ocasião e uma grande partida para ambas as equipes, já que estamos ansiosos para os nossos respectivos primeiros jogos na Rússia”.

 

Dois outros amistosos estão com datas a serem confirmadas. Um contra o Congo no fim deste mês e outro diante da República Tcheca, dia 6 de junho.

A frente da equipe há quase dois anos e comandando 14 jogos, Gernot Rohr, sofreu apenas duas derrotas (África do Sul em casa e Sérvia). Ao todo foram oito vitórias e outros quatro empates.

 

Terror Brasileiro

 

A seleção nigeriana tem ao todo cinco conquistas, sendo elas as Copas das Nações Africanas de 1980, 1994 e 2013, os Jogos Olímpicos de 1996 e os Jogos Pan-Africanos de 1973. O título olímpico é bem indigesto para nós brasileiros e para os hermanos, mas um dos simbolos da raça sul-africana.  

Contra o Brasil de Ronaldo, Rivaldo, Bebeto e companhia, chefiados por Zagallo, a Nigéria foi a pedra no sapato canarinho desde a fase de grupos. Os brasileiros largaram mal na competição, perderam para o Japão, enquanto os Soldados Verdes venceram a Hungria. Os dois jogos ficaram 1x0.

Na segunda rodada, nova vitória nigeriana, 2x0 sobre os japoneses e o Brasil derrotou a Hungria por 3x1. Era hora do primeiro embate!

Com gol de Ronaldo aos 31 minutos, o Brasil venceu. Assim,  Nigéria, Brasil e Japão empataram na liderança do grupo D, ambos com 6 pontos. O saldo de gols definiu a parada: brasileiros e nigerianos classificados!

Os adversários seriam México e Gana, onde os brasileiros venceram por 4x2 os ganeses e os nigerianos derrotaram os mexicanos por 2x0. Era chegado o momento de mais um confronto!

Claramente o Brasil era favorito. O gol de falta de Flávio Conceição logo no primeiro minuto, foi um balde de água fria nos sul-africanos, porém Roberto Carlos, contra, empatou aos 20. Mas não deu nem tempo de respirar!

O jogo ficou aberto, as equipes buscavam o gol a todo custo. Bebeto aproveitando rebote do goleiro Dosu e novamente ele, Flávio Conceição, colocaram o Brasil à frente do marcador. 3x1, no primeiro tempo e a classificação brasileira já era dada como certa…

Era a hora da Nigéria demonstrar sua raça! E as Super Águias passaram a pressionar, primeiro em pênalti de Okocha, defendido por Dida, depois em chute cruzado de Babangiba, que a zaga afastou. O gol ficava a cada segundo mais próximo!

Ikpeba, livre, mandou rasteiro e diminuiu a diferença aos 33, aumentando a pressão ainda mais! Kanu, guarde este nome leitor! Foi o cara! O homem dos acréscimos! Aos 45 o gol que manteve o sonho vivo, e aos 4 minutos da prorrogação, o gol que eliminou o Brasil!

 

Kanu, o homem dos acréscimos. Foto: Dentro do Campo

 

Na grande final, mais um show de raça e a demonstração que uma partida só acaba quando o árbitro apita! Os argentinos chegaram a estar na frente do marcador por duas vezes, mas nas duas oportunidades, os nigerianos buscaram o empate. Quando a partida se encaminhava para a prorrogação, Amunike, virou o confronto! É ouro! Ouro nigeriano!

 

Foto: betensured.com

 

Caminho na Rússia

 

A super Águia estreará contra a Croácia no dia 16, no estádio Kaliningrad. Depois encaram a Islândia no dia 22 e encerram a fase de grupos contra a Argentina no dia 26.

O confronto contra os hermanos é o mais aguardado. Na Copa de 2014, durante a fase de grupos, deu Argentina, por 3x2. Já em 2017, os nigerianos derrotaram a Argentina por 4x2, mas sem Messi em campo. Onazi, um dos principais atletas da seleção nigeriana espera que os últimos confrontos sirvam como aprendizado:

 

"O que não te mata, te fortalece, essa é mentalidade que queremos usar. A verdadeira Argentina é um dos melhores times do mundo e não será fácil. Quando se faz alguma coisa, você tenta aprender com o que fez para melhorar, então aprendemos com nossos erros no Brasil e é hora de corrigi-los para fazer o melhor que pudermos", afirmou Onazi ao site da FIFA.

 

Titulares contra a Argentina em 2017. Imagem: Oleg Nikishin/Getty Images

 

Onazi é meio campista no futebol turco, e peça chave no esquema do alemão, Gernot Rohr. Além dele, a Nigéria conta com o experiente volante Obi Mikel e com os jovens atacantes Iheanacho, do Leicester City, e Iwobi, do Arsenal.

O goleiro Ezenwa corre por fora para ser o titular da meta alviverde. Aos 29 anos, Ezenwa é símbolo de resistência: nunca atuou fora do país. Mas isso, gera um clima de desconfiança.

Nas últimas duas partidas, o arqueiro foi reserva do jovem Uzoho, que atua no La Corunã. Durante as eliminatórias no entanto, foi exaltado por toda a imprensa local por suas atuações.

A possivel baixa é do atacante Obafemi Martins, do Shanghai Shenhua, que teve uma ruptura muscular do quadríceps e ficará fora por seis meses. Com 33 anos, Obafemi atua pela seleção desde 2004.

A lista final para Copa sairá este mês. Nos amistosos, apenas 8 dos 25 convocados chegaram a atuar no país de origem, 5 nasceram na europa.


 

Por Mariana Alves

 

Fontes: Site Oficial Federação Nigeriana

Folha de São Paulo

Portal R7

FIFA