ARRIBA MUCHACHOS!

Classificados para o Mundial sem grandes problemas, os Mexicanos tentarão superar as quartas de final neste Mundial


 

Que brasileiro não tem pós graduação, concedida pelo Elite Way School, quando o assunto é o México? Nossa geração, acostumada com as novelas exibidas no SBT e com o querido Chaves, conhece bem os muchachos. Mas, quando o assunto é a pelota, que não é quadrada como tanto quis Quico, os tricolores impõem respeito!

Melhor seleção da CONCACAF, O México além de ter sido palco de dois Mundiais, 1970 e 1986, estreou em Copas do Mundo, no primeiro jogo da história do Mundial.  No dia 13 de julho de 1930, no Uruguai, os mexicanos encaram os franceses, e tomaram um verdadeiro chocolate, por 4x1.


 

O CAMINHO ATÉ A RÚSSIA

 

Os mexicanos chegaram ao Mundial da Rússia, com três rodadas de antecedência, depois de liderar as Eliminatórias da CONCACAF. O time terminou em primeiro lugar de maneira isolada, cinco pontos à frente da Costa Rica.

A classificação foi confirmada na vitória diante do Panamá, no Estádio Azteca, por 1 a 0. O gol foi marcado por Hirving Lozano, aos oito minutos do segundo tempo.

 

Lozano comemora o gol da classificação mexicana. Foto: IG


 

A classificação garantiu aos tricolores o recorde entre as seleções das Américas Central e do Norte e Caribe, com 16 presenças no torneio da FIFA. Em 15 Copas do Mundo, os mexicanos disputaram 53 partidas, dos quais venceram 14, empataram 14, perderam 25, marcando 57 gols e sofrendo 92.

No Mundial o México ficou no Grupo F, junto de Alemanha, Suécia e Coreia do Sul, e tentará pela primeira vez vencer as quartas de finais, seu melhor resultado em Copas do Mundo. Com o favoritismo da atual campeã, Alemanha, o embate será contra os suecos, pela segunda colocação. Os tricolores estreiam dia 17 diante dos alemães,  depois, encaram a Coreia do Sul no dia 23 e a Suécia no dia 27.

O técnico Juan Carlos Osorio, ex-São Paulo está confiante em seus comandados e acredita em um bom desempenho mexicano:

 

“Temos o mesmo direito de ser campeões que qualquer nação. Tudo bem se a gente se atrever a pensar assim, mas é melhor ainda dar 100% para chegar a esta condição. É aí onde queremos ver o compromisso de nossos jogadores”, disse Osório ao jornal Record.


 

A imprensa local especula que 22 nomes, dos 23 estejam definidos, tendo grande expectativa pela convocação do zagueiro Rafael Márquez, de 39 anos. A última vaga é disputada pelos defensores, Oswaldo Alanís do Getafe, e Edson Álvarez do América do México.

 

Ídolo Nacional, Rafael Marquez é cotado para seleção. Foto: Mirror.

 

Presente nos Mundiais de  2002, 2006, 2010 e 2014, se for a Rússia, Marquez entrará para o seleto grupo dos atletas que jogaram cinco Copas.  Somente três atletas disputaram cinco Mundiais: o mexicano Antonio Carbajal (1950, 1954, 1958, 1962 e 1966), o alemão Lothar Matthäus (1982, 1986, 1990, 1994 e 1998) e o italiano Gianluigi Buffon (1998, 2002, 2006, 2010 e 2014).

Com atletas experientes, o México viverá uma Copa de despedidas. Além de Rafa Marquez, Guillermo Ochoa, Andrés Guardado, Héctor Moreno, Héctor Herrera e Chicharito Hernández devem jogar na Rússia o último mundial de suas carreiras.

Em 2 de junho, o México receberá a Escócia em seu último amistoso. Será o tudo ou nada para os atletas mostrarem serviço!

 

Foto: Seleção Mexicana Oficial.


 

TÍTULOS DA SELEÇÃO TRICOLOR

 

O  México venceu a Copa das Confederações (1999), Olimpíadas (2012), a Copa Concacaf (2015) e a Copa Ouro (1993, 1996, 1998, 2003, 2009, 2011 e 2015). A conquista de 99, dói no coração dos brasileiros: os mexicanos venceram a grande final por 4x3.

Foi a primeira conquista intercontinental dos tricolores, e apesar de ter sido usado um “time B” pelo lado Canarinho (os brasileiros almejavam os Jogos Olímpicos de 2000),  uma seleção com Ronaldinho e Alex, não pode ser considerada reserva.

Pelo lado mexicano uma seleção de Rafa Márquez, Pável Pardo, Francisco Palencia, Cuauhtémoc Blanco e companhia. Blanco foi soberano. O camisa 10, marcou quatro vezes em uma única partida, durante a primeira fase. Mas foi na final, que ele brilhou!

Com o estádio Azteca, o meia  chamou a responsabilidade, deu trabalho pra zaga brasileira e estufou as redes!

 

Comemoração do título diante do torcedor mexicano!

Foto: Extraída da Internet

 

QUE BONITA SUA ROUPA

 

Os tricolores vão bem trajados para a grande disputa, e prometem “agradar a quem olhar”. O primeiro uniforme mantém o verde como cor principal, mas possui detalhes laterais, além das palavras "Soy México" (Sou México). Os shorts são brancos e os meiões, vermelhos.

 

Uniformes que serão usados durante o Mundial. Foto: UOL Esportes

 

O segundo uniforme é inspirado na bandeira nacional, trazendo duas listras horizontais, nas cores da El Tri. Os calções são vermelhos e os meiões, brancos.

 

GOL MAIS BONITO DE TODAS AS COPAS

 

Em 2018, a FIFA escolheu o gol mais bonito de todas as Copas. A pintura de Manuel Negrete, no Mundial de 1986, foi o grande escolhido, deixando para trás o brasileiro, Éder Aleixo e seu golaço de canhota em 82.

 

FOTO: FIFA

 

A decisão foi por voto popular, e corou o voleio anotado diante da Bulgária. O México venceu a partida por 2x0, dentro de casa e avançou pela primeira vez as quartas de final de um Mundial.

 

Por Mari ( Alves), costeñita soy!

 

FONTES: UOL Esportes

IG

Seleção Mexicana Oficial

FIFA