AS ÁGUIAS BRANCAS ESTÃO DE VOLTA!

Após ficar de fora nas edições de 2010 e 2014, a Seleção Polonesa está de volta à Copa do Mundo e promete ser uma das surpresas da competição.

 

 

Foto: Divulgação/ Site Oficial da Federação Polonesa de Futebol - PZPN - Fotógrafo: Lukasz Grochala

 

 

UM HISTÓRICO POUCO FAVORÁVEL

A Polônia não é uma equipe com tradição em Copas do Mundo. Sem nenhum título conquistado, suas melhores colocações foram nos anos de 1974 e 1982, onde ficou com o terceiro lugar.

A última participação que a Seleção Polonesa chegou mais longe foi em 1986 nas oitavas de finais. Nas edições de 2002 e 2006 não passou da fase de grupos e nos anos de 2010 e 2014 não conseguiu se classificar para o mundial.

 

 

ADAM NAWALKA E O FORTALECIMENTO POLONÊS

O técnico Adam Nawalka assumiu a Seleção Polaca em 2013, porém já era tarde demais para garantir a classificação da equipe para a Copa do Mundo de 2014.

Na Eurocopa de 2016, a Polônia já começou a trilhar seu novo caminho: classificou-se em 2º lugar com a mesma quantidade de pontos que a líder Alemanha, venceu a Suíça nas oitavas e caiu nas quartas para a equipe que viria a ser a campeã da edição, Portugal.

Na classificatória para a Copa de 2018, os poloneses fizeram parte do grupo E, onde enfrentaram Dinamarca, Montenegro, Romênia, Armênia e Cazaquistão. Os polacos se classificaram em primeiro lugar, somaram 25 pontos e 83.3% de aproveitamento. Perderam apenas uma partida para a Dinamarca (4x0) e empataram uma com o Cazaquistão (2x2).

 

https://www.gazetaesportiva.com/wp-content/uploads/imagem/2017/10/08/9527-mini-3.jpg

Foto: Divulgação / gazetaesportiva.com

 

A Polônia de Adam agora surpreende no ranking da FIFA: é a sexta colocada, a frente de seleções como Colômbia, Espanha, França e Itália.

 

 

LEWANDOWSKI: O ASTRO DA SELEÇÃO POLONESA

Robert Lewandowski estreou pela seleção polaca em 2008 e hoje é o jogador mais importante da equipe.

Lewa foi o artilheiro das eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, anotando 16 gols. O atacante ainda teve a marca de 3 “hat-tricks” nos jogos contra Dinamarca (3x2), Romênia (3x1) e Armênia (6x1).

 

 

Foto: FP Photo/JANEK SKARZYNSKI

 

O capitão das Águias Brancas tem faro de gol e deixou saudades nas equipes onde passou. Hoje, o craque atua pelo Bayern de Munique e já soma 23 gols pelo campeonato alemão, deixando pra trás qualquer artilheiro de outras equipes (o segundo colocado tem 10 gols a menos que Lewandowski). Em menos de 10 anos, Lewa já se tornou o maior goleador da Seleção Polaca com 51 gols marcados.

 

 

O OURO OLÍMPICO

Apesar de ainda não ter conquistado a Copa do Mundo, a Polônia já foi muita temida.

Na década de 70, os polacos viveram seu melhor momento. Não tinha jogadores renomados, mas contava com jovens rápidos e entrosados que fizeram da Seleção Polonesa uma equipe forte.

Em 1972, a consagração. As Águias Brancas surpreenderam a todos com seu futebol leve, criativo, organizado e conquistaram o ouro olímpico batendo a Hungria na final, em uma virada histórica.  

 

 

Resultado de imagem para polonia campea olimpica

Foto: Divulgação / imortaisdofutebol.com

 

Para provar que a conquista não foi “mero acaso”, a Polaca repetiu boas atuações no Mundial de 1974, onde terminou em terceiro lugar, e nas Olimpíadas de 1976, conquistando o segundo lugar da competição.

 

 

A PREPARAÇÃO

Como aquecimento para a Copa, a Polônia fez dois amistosos no mês de março. O primeiro contra a Nigéria no dia 23, onde perdeu por 1x0 e o segundo contra a Coreia do Sul no dia 27, que teve triunfo dos polacos por 3x2.

Adam Nawalka ainda não decidiu os jogadores selecionados para a Copa do Mundo, mas é possível ter uma base a partir dos convocados para os amistosos.

 

Foto: Divulgação/Federação Polonesa de Futebol

 

O GRUPO NA COPA

A missão da equipe Polaca na Copa começará no grupo H onde enfrentará Senegal, Colômbia e Japão em busca da vaga nas oitavas de finais do mundial.

Vocês podem escolher suas seleções favoritas ao título nesta Copa do Mundo, mas é bom ficar de olho na Polônia, AS ÁGUIAS BRANCAS ESTÃO DE VOLTA!

 

Fontes:

Globoesporte.com

Portal R7

Imortais do Futebol

ESPN

 

Por Júlia Fraga.