BRASIL ABRE JOGOS DAS QUARTAS CONTRA VELHO RIVAL

Seleção brasileira enfrenta o Paraguai, nesta quinta (27), às 21h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

Para o torcedor que acredita no favoritismo da seleção canarinho, cabe aqui um refresco na memória. Nas edições passadas da Copa América, 2011 e 2015, o Paraguai foi o grande carrasco e responsável pela eliminação do Brasil. Na ocasião, de 2011, a eliminação foi na quartas e com Thiago Silva como titular, que acabou por desperdiçar a cobrança de um pênalti, já que após o 0 x 0 no tempo normal e na prorrogação, a partida foi levada para as penalidades máximas. 

Apesar de ser detentor de uma campanha bastante humilde, dois empates e uma derrota e só ter conseguido se classificar pelo empate do Equador com o Japão, o time comandado por Eduardo Berizzo deve ser encarado com muita cautela pelo elenco brasileiro.

O cuidado também é o viés principal do técnico paraguaio, que já se antecipou em fazer mudanças significativas em seu esquema tático e, também, em jogadores do seu meio de campo até o ataque. A intenção é colocar seu melhor plantel em campo para jogar de igual com o Brasil. 

PEDRO MARTINS – Mowa PRESS

O time de Tite não sofreu para chegar até aqui como líder do Grupo A, com sete pontos ganhos e uma goleada bonita diante do Peru. Precavido, o técnico brasileiro trabalhou a parte emocional do seu elenco com uma conversa séria 

O papo foi bem entendido por seus jogadores, como o atacante Everton, que afirmou o extremo zelo do grupo com a partida. 

“Vamos enfrentar um adversário que eliminou a nossa seleção por duas vezes recentemente e que por isso merece respeito. É um time muito sólido na defesa e que fecha bem os espaços. Vamos precisar tomar muito cuidado”, declarou.

PEDRO MARTINS – Mowa PRESS

Tite tem desfalques, mas já definiu qual será a escalação que entrará o campo para defender a camisa brasileira. Casemiro foi suspenso por cartão amarelo e Fernandinho ainda se recupera de um entorse no joelho direito, sofrida em partida contra a Venezuela. Para montar sua zaga, o técnico optou por Allan. O ataque deverá ser o mesmo da goleada contra o peru, o trio Gabriel Jesus, Everton e Roberto Firmino. 

As informações foram dadas pelo próprio Tite em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta (26), logo após o último treino antes do duelo, além de sua projeção para o combate.

“Será um jogo decisivo e a margem de acerto tem que ser alta. Características mentais têm que estar fortes, assim como a concentração de todos, muito bem preparados para enfrentar as mais diferentes situações. Evolução da equipe é saber absorver e apostar numa série de componentes”, declarou. 

Foto de Eduardo Deconto

Ao ser questionado sobre a possibilidade do gol demorar a sair, Tite foi enfático: “Entra aí a maturidade e a consciência de que temos 90 minutos para vencer, é assim que vamos entrar nesse combate”. 

O Brasil deve entrar em campo com a seguinte escalação: Alisson, Daniel, Thiago Silva, Marquinhos e Filipe Luís; Arthur, Allan e Philippe Coutinho; Everton, Gabriel Jesus e Roberto Firmino.

 

Carla Andrade