CAMPANHA TORÇA COMO UMA MULHER - APRESENTANDO O MOVIMENTO ALVINEGRAS E AS TRICOLOUCAS

 

(Foto: Milene Szaikowski)

 

Na coluna de hoje apresentaremos o Movimento Alvinegras, grupo de torcedoras do Corinthians, e as Tricoloucas, as fanáticas torcedoras do Bahia.

 

(Foto: Acervo Pessoal/ Movimento Alvinegras)

 

No final de setembro de 2018, uma torcedora Palmeirense foi constrangida por homens e mulheres torcedores do Corinthians no metrô de São Paulo. Na discussão, os alvinegros exigiam que a rival tirasse a camisa e desembarcasse do vagão. O fato ganhou repercussão negativa, e causou até mesmo a exclusão de uma torcedora corintiana envolvida na briga.

 

Porém, aquela situação fez nascer muito mais que a conscientização de aquilo era errado, fez nascer o Movimento Alvinegras!


 

As próprias torcedoras do time que na ocasião havia sido opressor, sentaram para conversar e entender como tudo aquilo era errado e quanto a mulher estava desprotegida enquanto torcedora, independentemente para qual time ela torcia. Elas se organizaram e passaram a assistir todos os jogos juntas, além de se encontrarem antes para beber, conversar e ir até a Arena Corinthians protegidas umas pelas outras.

 

(Foto: Divulgação/ Movimento Alvinegras)

 

O  propósito do grupo é tirar a dependência de um homem para que a mulher possa ir ao Estádio. O principal intuito do movimento, é para que mulheres que nunca foram ao estádio por dependência de pais, namorados, irmãos, sintam-se encorajadas a irem e se encontrarem em um ponto onde fazemos um pré-jogo e no mesmo dia vamos ao estádio”, contou uma das integrantes do Movimento Alvinegras, Dhenyfer Miranda.

 

Dhenyfer também falou sobre a emoção de encorajar outras mulheres a estarem na bancada e o quanto isso a motiva a alcançar seus objetivos:

O movimento Alvinegras tem me motivado a me empenhar cada vez mais pela conquista dos meus sonhos com muita determinação. Estar no estádio torcendo pelo Corinthians é um sentimento único, eu choro, rio, sofro, vibro, me emociono… é um misto de sentimentos inexplicáveis. A luta não pode parar, continuarei lutando por mim e por todas.

 

Hoje o instagram do movimento é seguido por quase 5 mil pessoas. Elas já produzem bottons e chaveiros personalizados, e, em razão de uma parceria com o Clube, quem compra os produtos das Alvinegras ainda ganha o direito de 5% de desconto na loja oficial do Corinthians, dentro da Arena Itaquera.  

 

(Foto: Twitter @MAlvinegras)

 

E as Alvinegras pretendem chegar ainda mais longe, organizar campanhas, arrecadar doações e criar projetos para abraçar um número cada vez maior de mulheres.

 

As torcedoras do timão são extremamente organizadas, possuem 12 grupos no Whatsapp, dividido por regiões, além do grupão com todas, para que nenhuma mulher tenha que ir sozinha ao estádio!

 

Gostou? Siga as minas no instagram, chama no direct e faça parte do Movimento Alvinegras.  





 

 

Se é para falar sobre união é hora de falar das Tricoloucas.

 

Em setembro de 2017 Stefane Coutinho começou a se sentir sozinha na bancada, pois não tinha amigas que partilhassem do mesmo ideal que ela: APOIAR O BAHIA. Foi aí que resolveu juntar algumas conhecidas que estavam na mesma situação, e em outubro do mesmo ano, formou um grupo de whatsapp, inicialmente com 4 integrantes, mas que hoje é GIGANTE!

 

Só no instagram elas já acumulam mais de 10 mil seguidores e o objetivo, está lá no primeiro post da rede social:

Tricoloucas, um grupo de mulheres apaixonadas por uma única razão. Nosso esquadrão. Vibrar a cada gol. Comemorar a cada triunfo. Chorar a cada derrota. Ir ao estádio a cada jogo. Tudo isso e muito mais, faz parte do nosso cotidiano e queremos mostrar a vocês o lugar da mulher na arquibancada, seja na Fonte ou mundo a fora. Estaremos sempre prontas para estar com o Bahia de corpo e alma.”

 

E se você curte rede social, independente do time que torce, você vai se apaixonar pelo instagram das Tricoloucas: extremamente organizado, elas compartilham suas histórias de bancada, criam campanhas efetivas de doação de sangue, arrecadação de alimentos, compartilham fotos nos jogos, fazem um pré e pós jogo curtinho, mas com tudo que vai rolar ou já rolou na partida, tudo isso em um feed lindo.

 

Ah, e ainda sobra tempo para parabenizar as meninas do maior rival do Bahia. Em 24 de agosto de 2018, quando o Movimento Loucas Pelo Esporte Clube Vitória completou 03 anos, elas fizeram questão fazer um post deixando a rivalidade de lado e desejando vida longa ao movimento. Em um esporte com torcidas tão violentas, que pregam tanto ódio aos nossos rivais, isso é realmente lindo de ver.

 

Mas não só de feed bonito sobrevive o movimento. Durante as comemorações de aniversário de um ano por exemplo, elas arrecadaram uma tonelada de alimentos para diversas associações de Salvador. Sensacional, né!?

 

 

O movimento possui camisas, canecas e uma faixa de RESPEITO que fica sempre no setor leste da Fonte Nova e o ideal principal é sempre mantido: mulheres unidas para apoiar o Bahia e ninguém ficar sozinha.

 

Como diz o lema delas, UMA POR TODAS, TODAS PELO BAHÊA!

 

Abaixo as redes sociais de ambos os movimentos:

Movimento Alvinegro

Instagram: @malvinegras

Twitter: @MAlvinegras

 

Tricoloucas

Instagram: @tricoloucas

Twitter: @tricoloucass

 

#TorçaComoUmaMulher
#VemProEstádio

#DeNorteaSulUnidasporumaPaixão

 

Por Jéssica Gonçalves