CAMPANHA TORÇA COMO UMA MULHER - TIMBUZEIRAS E VERDONNAS

 

Nesta coluna apresentaremos os movimentos femininos Timbuzeiras, formado por torcedoras do Náutico, e as VerDonnas, as torcedoras do Palmeiras.

 

(Foto: Perfil do Twitter @timbuzeiras)

 

Diferente de alguns movimentos que já nasceram com a intenção de fortalecer as mulheres na arquibancada, as Tibuzeiras nasceram de uma brincadeira, de uma liga no jogo Cartola FC, em junho de 2016.

 

Mas não demorou muito para se tornar algo mais sério. As garotas se reuniram e criaram um perfil nas redes sociais. Só no Instagram, com pouco mais de 6 meses, as Timbuzeiras já acumulavam mais de 4 mil seguidores. Então, foi hora de botar a mão na massa.

 

Além de divulgar toda e qualquer informação sobre os jogos do Náutico, elas construíram e consolidaram uma imagem de união entre as torcedoras do Timbu, sempre apoiando umas às outras e mostrando que lugar de mulher é onde ela quiser.

 

(Foto: Instagram @timbuzeiras)

 

Logo na biografia do perfil do Twitter, que conta atualmente com cerca de 1.500 seguidores, as Timbuzeiras já mandam a provocação: “Já pensou que elas podem gostar tanto de futebol quanto você?”. Fica a dica!!!

 

(Foto: Instagram @timbuzeiras)

 

Depois de algum tempo, as meninas começaram também a divulgar e a promover ações sociais, entre elas diversas campanhas de Natal para crianças e idosos, doando não só presentes, mas também amor e atenção para quem geralmente é esquecido.

 

Outra ação social muito marcante foi a promovida em outubro de 2019, em parceria com o Náutico e a ONG Força Peruca. As meninas cortaram seus cabelos para que fossem confeccionadas perucas para quem luta contra o câncer de mama, EMOCIONANTE!

 

As Timbuzeiras, são exemplo de movimento feminino, vale muito a pena conhecer as redes sociais e o trabalho feito por elas.

 

(Foto: Perfil Twitter @verdonnas)

 

As VerDonnas chegaram chegando. Em outubro de 2018 as garotas se organizaram entre si depois do incidente com uma torcedora do Palmeiras que foi agredida pela torcida do Corinthians no metrô de São Paulo. A partir do incidente, promoveram o lançamento do movimento e a missão ficou clara desde o princípio: “Unir as palmeirenses para fazer amizades e ter com quem ver os jogos, ir ao estádio e nunca mais nenhuma garota passar por aquela situação”.

 

(Foto: Instagram @verdonnas)

 

“Donnas” de um Instagram com mais de 7 mil seguidores, as garotas estão sempre dispostas a acolher mais uma palestrina. Para isso promovem sorteios e ações efetivas, como por exemplo uma campanha contra o machismo no estádio. Toda terça-feira as meninas subiam um vídeo sobre experiências sofridas na arquibancada. A série é muito bacana e dá noção do tamanho do problema que ainda teremos que enfrentar em relação à ocupação da mulher no mundo do futebol.

 

As VerDonnas buscam a representatividade no futebol que, infelizmente, ainda é majoritariamente masculina, mostrando que não existe lugar de mulher, porque mulher deve estar sempre onde quiser.

 

Abaixo as redes sociais de ambos os movimentos:

 

Timbuzeiras

Instagram: @timbuzeiras

Twitter: @timbuzeiras

 

VerDonnas

Instagram: @MFVerDonnas

Twitter: @VerDonnas

 

Por Jéssica Gonçalves e Daiane Luz