CANCELA O JEJUM: CAXIAS VOLTA A VENCER NA SÉRIE D

O Caxias reencontrou o caminho das vitórias no Campeonato Brasileiro. Na tarde deste sábado (31), no Estádio Centenário, o grená derrotou o Joinville, por 1 a 0, com gol marcado pelo volante Marabá. Com o resultado, a equipe do técnico Rafael Lacerda termina a série de seis partidas sem vencer e entra na corrida pela classificação para a próxima fase.

 

Foto: Luiz Erbes/S.E.R. Caxias

 

O JOGO

A equipe da casa começou mais presente no campo ofensivo, mas teve poucas oportunidades. A primeira tentativa surgiu aos oito minutos, quando Ivan, após jogada pela direita, fez um belo passe para Diogo Oliveira, que finalizou. Entretanto, a bola desviou na zaga do JEC, seguindo para escanteio.

No minuto seguinte, outra vez o lateral Ivan serviu de garçom, com assistência dentro da pequena área, o centroavante Giovane Gomez desviou no canto esquerdo para defesa de Dalberson.

A bela atuação de Ivan pelo lado direito precisou ser interrompida precocemente, aos 14 minutos, o lateral precisou ser substituído após sentir um problema físico. 

A equipe do técnico Lacerda ensaiava uma pressão e chegou a balançar as redes aos 22 minutos, mas o árbitro João Paulo Romano acabou marcando falta de ataque, de Giovane Gomez sobre o zagueiro, invalidando o gol.

Mais ofensivo que o adversário, mas sem criar muitas oportunidades, o grená apostava na pressão na saída de bola do Joinville. E foi desta maneira que, aos 25 minutos, surgiu uma chance mais clara de gol, o meia Felipe Tontini recuperou a bola na intermediária e fez o passe para Marabá, que chegou na meia-lua e finalizou por cima da goleira.

O cenário da segunda etapa foi semelhante, Caxias partindo para cima e o adversário se defendendo. Aos 18 minutos, Claudinho recebeu no bico da grande área e cruzou na segunda trave, onde aparecia Marabá. O volante não alcançou e não conseguiu cabecear. 

Aos 27 minutos, Tontini após contra-ataque pelo meio de campo e serviu Claudinho dentro da área. O atacante recebeu e finalizou no centro do gol para uma bela defesa do goleiro Dalberson. 

E foi na bola parada, tão temida durante a semana pelo técnico Lacerda, que saiu o tão esperado gol do Caxias. Aos 31 minutos, Tontini cobrou escanteio na segunda trave e o volante Marabá subiu mais alto que os zagueiros do Joinville para cabecear para o fundo da rede.

Quando a vitória se encaminhava, um susto para o torcedor grená. O zagueiro Rafael Goiano cometeu pênalti, mas lá estava o goleirão do Caxias. Aos 43 minutos, Alison bateu e Marcelo Pitol pulou no canto direito para grande defesa. Três minutos após, dentro da área, Fernando finalizou e novamente Pitol pegou no centro da meta. 

Na última volta do ponteiro ainda houve tempo para o grená quase ampliar, aos 49 minutos, o meia Tontini arriscou de fora da área e o goleiro do JEC espalmou para escanteio.

E AGORA?

Com mais três pontos somados o Caxias permanece na 5ª colocação, mas se junta ao bolo de times que buscam a classificação para a próxima fase, todos com 15 pontos. São eles,  Pelotas, atual segundo colocado, Joinville e Marcílio Dias, respectivamente.  

Agora, o técnico Rafael Lacerda terá nove dias de preparação visando o próximo confronto. A próxima peleia é fora de casa, contra o São Luiz, na segunda-feira (9), às 15h, no Estádio 19 de outubro.

Por Aline Klug

*Esclarecemos que o conteúdo trazido nesta coluna não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo