Com gol nos acréscimos, Peñarol empata no Campeón del Siglo.

 

No domingo (26), o Club Atlético Peñarol recebeu o Progreso em casa, pela 14ª rodada do Torneio Apertura do Uruguai. Apesar de já ser campeão desse torneio, o Peñarol ainda briga pelos pontos para somar na tabela anual. Arrancar o empate nos acréscimos não era o que se esperava de um time campeão antecipado, com 8 pontos de diferença para o 2º colocado, até então, mas lograram empatar e acabou somando pelo menos mais 1 ponto.

 

Foi informado pelo departamento médico que Cristian Cebolla e Gastón Rodríguez, que sofreram lesões no jogo de estréia da 2º fase da Copa Sul-Americana, não jogarão o resto do torneio. Com a intenção de poupar a maioria dos titulares para o jogo de volta contra o Deportivo Cali, o Peñarol entrou em campo com o ‘time B’.

 

Foto: Twitter Peñarol

 

Com um Peñarol desencontrado no 1º tempo, o primeiro lance de perigo foi aos 18’, onde o carbonero Lema tentou tirar um lançamento do Progreso, mas perdeu a bola e deixou Rodrigo Viega livre para driblar o goleiro Thiago Cardozo, o lance só não terminou em gol, pois o próprio Lema, muitas vezes criticado por ‘ser lento’, invocou o papa léguas e conseguiu tirar a bola chutando-a para a lateral.

 

Nos minutos seguintes houve um lance muito questionado por jogadores e torcida, o juiz apitou dando falta por mão na bola do carbonero Acevedo, as imagens mostram que o jogador estava com a mão colada na coxa, ajeita a bola com o joelho, e ao chutar, essa nitidamente bate na mão de Emanuel Gularte que estava com os braços abertos. Mas o árbitro apita contra o Peñarol, impedindo o ataque aurinegro.

 

Aos 23’ o Progreso encontrou uma brecha em cobrança de escanteio, Trindade deixou Riquero livre na área, esse cabeceou no travessão, a bola voltou para ele, que finalizou de cabeça. Guardem esse lance! Progreso 1x0.

 

A reação do Peñarol veio 3 minutos depois, Lolo cruzou baixo na área e encontrou Acevedo que de primeira encheu a rede do adversário. Tudo igual no Campeón del Siglo, 1x1.

 

Mas quando pensávamos que ia terminar o 1º tempo assim e voltar melhor no 2º tempo, aos 40’ a jogada do escanteio se repete. Esteban González cobrou o tiro de canto, Trindade vacilou mais uma vez deixando Riquero livre para cabecear. Progreso 2x1.

 

Aos 46’ ainda teve um contra ataque brilhante do carbonero, em escanteio cobrado pelo Progreso, ‘el Toro’ Fernandez afastou a bola que caiu nos pés de Acevedo, esse conduziu sozinho até ver que Lolo estava livre pela esquerda e lhe passou a bola, Lolo podía ter driblado ou encoberto o goleiro, mas ele preferiu cruzar para Giovanni González, que não chegou no tempo da bola, e o Peñarol perdeu a chance de empatar ainda no 1º tempo.

 

Foto: La red 21

 

Os times voltaram para o 2º tempo, e a primeira chance clara de gol para o Peñarol veio aos 59’, Giovanni cruzou para Lolo na área, mas esse não bateu bem, e a bola saiu pela linha de fundo.

 

Aos 79’, após cobrança de falta, Riquero, mais uma vez, tentou finalizar de cabeça, mas se encontrou com o goleiro Thiago Cardozo, e tiveram um feio choque de cabeça/mão-ombro, mas a bola sai sem perigo para o carbonero.

 

E finalmente aos 92’, após lançamento quase do meio de campo, Cristian Lema ganhou a disputa no ar contra o goleiro Nicola Pérez, que caiu e deixou o gol sozinho, facilitando a cabeceada de Toro Fernández da entrada da área, gol do Peñarol nos acréscimos, ¡a lo Peñarol!

O empate em 2x2 deu 1 ponto para cada equipe.

 

‘’Esse foi um jogo particular, já que na quarta-feira vamos enfrentar uma partida muito importante. Ter vencido no último sábado mudou tudo um pouco. O importante é que vencemos o torneio. Temos dois jogos para terminar o semestre e faremos todo o possível para ganhá-los.’’ - declarou Diego López, técnico do Peñarol.

 

Foto: Diego López / Tenfield

 

O Peñarol precisa corrigir erros que vêm se repetindo com frequência, como nesse jogo por exemplo, Riquero sozinho na área, marcando duas vezes de cabeça após cobrança de escanteio. Tudo bem que ganhou o torneio, mas não dá pra seguir errando assim.

 

O próximo compromisso do Peñarol será pela Copa Sul-Americana, em casa, contra o Deportivo Cali. O aurinegro precisa vencer para seguir para a próxima fase onde, se passar,  pode enfrentar o Fluminense (BRA) ou o Atlético Nacional (COL).

 

Camila Carolina