CORTANDO O EMBALO RUSSO

 

 

 

A Rússia entrou em campo hoje (25) com a intenção de manter a campanha inesperada e vitoriosa nesta fase de grupos na Copa 2018, e de quebra garantir o primeiro lugar no grupo A.

 

 

 

Foto: GloboEsporte.com

 

 

 

Mas não foi bem assim. A Celeste entrou muito bem em campo e mostrou a superioridade sul-americana. Por outro lado, a Seleção Russa acabou recuada e não aguentou a pressão dos uruguaios, principalmente após a expulsão de Smolnikov aos 36 minutos do primeiro tempo.

Com a derrota, a Rússia é a segunda colocada do grupo A, e aguardará a definição da classificação do grupo B, cujos jogos acontecerão às 15 horas de hoje (25) para saber quem será sua adversária nas oitavas de final.

 

 

 

COMO FOI O JOGO

 

A Rússia entrou em campo poupando os dois laterais que foram titulares e importantíssimos para as duas vitórias da seleção até aqui: o Brasileiro Mario Fernandes e Golovin, um dos principais nomes da equipe.

O jogo começou equilibrado, com a Rússia descendo bem nos lances de contra-ataque. O Uruguai, entretanto, fechou a zaga, não deixando espaços para a dona da casa criar boas jogadas.

Aos 9 minutos, Betancur sofreu uma falta bem na entrada da área, de frente para o gol. Suarez cobrou rasteira no canto direito do goleiro, sem chance para Akinfeev que viu suas redes balançarem pela segunda vez nesta Copa.

A Rússia não se abalou e continuou insistindo pelo lado direito, ainda que a posse de bola tenha sido mantida pelo Uruguai. Tanto que os 17 minutos, após cobrança de escanteio de Cheryshev, Dzyuba subiu mais que a zaga do time sul-americano, e cabeceou para o chão. A bola, infelizmente quicou na frente do goleiro e saiu por cima do gol.

Mas a anfitriã não conseguiu segurar a força ofensiva do Uruguai. Aos 22 minutos, após cruzamento na área, a zaga da Rússia afastou a bola que sobrou para Laxalt. O meia não tomou conhecimento e mandou a bola direto para o gol, que desviou em Cheryshev, no contrapé do goleiro Akinfeev que não conseguiu chegar a tempo de fazer a defesa. 2 a 0 para o Uruguai, com gol contra de Cheryshev.

O Uruguai continuou em cima da Rússia até que aos 28 minutos uma nova chance de marcar parou nas mãos do goleiro Akinfeev que fez uma grande defesa. A bola sobrou para Cavani, mas o zagueiro russo conseguiu fazer o corte e evitar o que seria o terceiro gol dos uruguaios.

Aos 36 minutos, o que já estava difícil ficou pior. Após dar um carrinho em Laxalt, Smolnikov recebeu o segundo cartão amarelo, deixando a equipe russa com 10 jogadores em campo.

 

 

 

Foto: @rfpl

 

 

 

Sentindo a pressão, Tcherchesov tirou Cheryshev e voltou com o lateral titular Mario Fernandes, na intenção de organizar o setor defensivo e tentar segurar o Uruguai que após o segundo gol cresceu absurdamente no jogo.

Na etapa complementar foi possível observar a melhora do time da Rússia com a organização de Mario Fernandes, o que não foi, contudo, suficiente para virar o jogo.

 

 

 

Foto: @sapo

 

 

 

Ao contrário, aos 44 minutos o Estádio de Samara, lotado de compatriotas russos assistiu o terceiro gol do Uruguai, que saiu dos pés de Cavani.

Mesmo com os 3 gols, o destaque da Seleção Russa fica com o goleiro Akinfeev que fez ótimas defesas no jogo, sem, contudo, conseguir segurar a empolgação e a gana por gols da equipe Celeste.

Em entrevista coletiva, Kuziaev afirmou: “poderíamos marcar no início da partida, mas não fizemos e o jogo saiu do nosso controle” (@TeamRussia).

A Seleção anfitriã precisa agora levantar a cabeça e trabalhar com todas as suas forças para a próxima fase da Copa do Mundo, com vistas a fazer história na competição, dentro de sua própria casa.

 

 

 

Por Daiane da Luz