Em sua quinta participação, Austrália se prepara para mais uma Copa

 

 

A Seleção Australiana de Futebol ou Socceroos foi fundada em 1961, filiada à Fifa em 1963 e ela é a equipe que representa a Austrália em competições internacionais.

Com o intuito de popularizar, fazer as pessoas participarem e mais do que isso, valorizarem o esporte, Austrália, Nova Zelândia, China e África do Sul buscam no futebol um meio para serem notados. Com isso, as seleções organizam amistosos e jogos testes.

O primeiro jogo da Seleção Australiana de Futebol aconteceu durante uma excursão para a Nova Zelândia e desde então o time vem buscado participar e estar em eventos mundiais. A Seleção já se classificou para sete Olimpíadas e participou da Copa do Mundo nos anos de 1974, 2006, 2010, 2014 e agora, 2018.

 

 

Seleção Australiana durante as Eliminatória da Copa do Mundo 2018 – Imagem: Revista Veja

 

 

 

A Austrália participou das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 e na qualificatória a equipe entrou direto no grupo 2. Depois de 7 vitórias e 1 derrota num total de 8 jogos, o grupo se classificou e foi para a terceira fase. Não garantiu um bom resultado e acabou indo para a repescagem contra a Síria.

Com a Síria empatou fora e venceu em casa, depois enfrentou Honduras e garantiu o passaporte para a participação na Copa do Mundo da Rússia 2018.

Recentemente o técnico da Seleção Australiana anunciou os nomes de quem está pré-selecionado para a Copa. Sendo eles:

 

 

Goleiros: Mathew Ryan (Brighton & Hove Albion/ING), Danny Vukovic (Genk/BEL) e Brad Jones (Feyenoord/HOL);

Defensores: Aziz Behich (Bursaspor/TUR), Milos Degenek (Yokohama Marinos/JAP), Matthew Jurman (Suwon Bluewings/COR), Fran Karacic (Lokomotiv Zagreb/CRO), James Meredith (Millwall/ING), Josh Risdon (Western Sydney Wanderers) e Trent Sainsbury (Grasshopper/SUI);

Meio-campistas: Joshua Brillante (Sydney FC), Jackson Irvine (Hull City/ING), Mile Jedinak (Aston Villa/ING), Robbie Kruse (Bochum/ALE), Massimo Luongo (Queens Park Rangers/ING), Mark Milligan (Al Ahli/ARA), Aaron Mooy (Huddersfield/ING), Tom Rogic (Celtic/ESC) e James Troisi (Melbourne Victory);

 

 

Veterano é um dos confirmados – Imagem: AP Photo/ Tim Ireland

 

 

Atacantes: Daniel Arzani (Melbourne City), Tim Cahill (Millwall/ING), Tomi Juric (Lucerna/SUI), Matthew Leckie (Hertha Berlim/ALE), Andrew Nabbout (Urawa Red Diamonds/JAP), Dimitri Petratos (Newcastle Jets) e Nikita Rukavytsya (Maccabi Haifa/ISR).

 

 

UNIFORME

Uma das curiosidades sobre os uniformes da equipe é que diferente dos outros times, as cores da Seleção da Austrália são baseadas na acácia, que tem folhas verdes e flores amarelas. Geralmente as equipes se baseiam nas cores da bandeira de cada país, mas a Austrália optou por usar da sua planta típica.

 

 

GOLEADA HISTÓRICA

A Seleção Australiana protagonizou a maior goleada já existente no futebol internacional. Isso porque, saíram vitoriosos contra a Seleção da Samoa Americana por um placar de 31 a 0.

O confronto aconteceu em 2001 em partida válida pelas Eliminatória da Copa do Mundo de 2002 na Austrália. Seria apenas mais um jogo normal, até finalizar com um placar jamais visto em uma partida internacional.

 

 

Imagem/Reprodução: Wikipedia

 

 

Este na foto é o atacante Archie Thompson. Só ele marcou 13 gols na partida e estabeleceu recorde mundial.

 

 

https://blogdofsilva.com.br/wp-content/uploads/2017/11/gettyimages-874400490_nMW5lYj.jpg

Jogo contra Honduras no qual Austrália se classificou – Imagem via blogdofsilva.com.br

 

 

O QUE ESPERAR PARA A COPA?

A equipe australiana vai começar no próximo domingo (20) a sua preparação definitiva para a Copa, quando os 26 convocados se encontrarão em Antália, na Turquia. O time terá dois amistosos contra a República Tcheca nos dias 1 e 6 de junho, e o técnico Bert Van Marwijk já quer aproveitar para testar formas para chegar preparado à competição mundial.

Na chave com a Austrália estão França, Peru e Dinamarca e claro que não espera-se menos do que vitórias e um bom desempenho da equipe, mas acredita-se que é necessário ver pelo lado positivo da sua participação. Como citado acima, vários países buscam no esporte um meio para serem valorizados e notados, principalmente por serem lugares onde as pessoas não dão o verdadeiro olhar que o país merece e só de estarem no meio do futebol, onde o mundo pára para ver, é o troféu mais importante que a Seleção conquista.

 

 

Bethania Formighieri