ESTREIA COM O PÉ DIREITO E DINHEIRO NA CONTA

Que saudades que eu estava de dizer: FAZ O PIX, CBF

 

Foto: Twitter @coritiba 

 

Aleluia, nação alviverde. Após dois anos traumáticos, sendo eliminado na primeira fase da competição, o Coritiba enfim garantiu a classificação para a segunda fase, ao vencer o União de Rondonópolis (MT), por 1x0, nesta quinta-feira (18), às 17h30, no estádio Luthero Lopes.

Mesmo com a vantagem do empate para avançar à próxima fase, o Coxa não entrou em campo disposto a jogar com o regulamento embaixo do braço, até porque, além da importância da competição, era também o primeiro duelo da temporada 2021, portanto, a vitória era fundamental para dar um gás inicial ao elenco.

Claro que coxa branca não tem um minuto de paz e, para acompanhar a partida, teve alguns percalços: horário péssimo (17h30 de uma quinta-feira, onde muita gente ainda estava no trabalho), e uma transmissão péssima pela plataforma My Cujoo da CBF, com imagens que pareciam estar sendo feitas por um smartphone e, muitas vezes, inclinadas e com a mão do vulgo cinegrafista aparecendo, além da narração totalmente parcial ao time mandante. O jogo seria transmitido pelo SporTV, mas a emissora fez mudanças na grade e tirou o duelo, deixando os alviverdes sem opções. Lamentável!

Apesar dos pesares, o Coxa fez a parte dele e garantiu a classificação. Pode fazer o Pix, CBF! 

 

O JOGO

 

O técnico Gustavo Morínigo entrou em campo com a seguinte formação: Wilson; Natanael, Henrique Vermudt, Luciano Castán e Romário; Willian Farias, Val, Rafinha, Waguininho; Igor Paixão e Leo Gamalho. Uma formação bem ofensiva, com uma proposta de jogo onde a intenção era ir para cima do adversário desde o começo - e assim foi. Aos 3 minutos, Rafinha mandou para o gol, mas a bola foi por cima do gol de Neneca (que não era o do Flamengo). 

O Verdão continuou pressionando, mesmo tendo sua primeira baixa aos 11', quando Henrique Vermudt sentiu e deu lugar ao outro "piá'' da base na zaga, Thalisson. O time não se abalou e logo encontrou o seu gol. Em cobrança de escanteio feita por Rafinha, Waguininho ajeitou para Leo Gamalho, que dominou e mandou para o fundo das redes. Foi o primeiro gol do Coxa na partida, na temporada e o primeiro do agora Ibra Paranaense.

 

Leo Gamalho marcou o primeiro gol com a camisa alviverde.
Foto: Coritiba 

 

Mesmo à frente no placar, a equipe alviverde continuou melhor em campo. Na segunda etapa, o União entrou mais ligado, mas as poucas chances acabavam nas mãos de Wilson. O Coxa teve mais perto de ampliar o placar, algumas com Leo Gamalho, outra com Romário, aos 27', que obrigou o goleiro adversário a fazer uma boa defesa, e com Igor Paixão, aos 32', que mandou uma bomba na trave. 

Morínigo também promoveu as estreias de Robinho e Valdeci, e ambos entraram bem na partida, mas não foi necessário suarem muito suas camisas. Fim de papo, Coxa classificado para a segunda fase da Copa do Brasil, após dois anos consecutivos de fiascos. 

Ainda tem muito a melhorar? Sim, mas pudemos assistir (ou ao menos tentar, obrigada My Cujoo), uma equipe com mais raça e vontade, sem salto alto, sem administrar vantagem de empate, sem nada disso. Será que enfim o time entendeu que nem sempre camisa ganha jogo? Esperamos que sim.

Agora, o Coxa terá um adversário paranaense e, geralmente, indigesto. O Verdão enfrenta o Operário Ferroviário na segunda fase da competição, em data ainda a definir. Confesso que não lembro quando foi a última vez que vencemos o Fantasma, mas espero que tenha chegado o momento…

Antes disso, voltamos ao dilema de entrar em campo ou não pelo estadual no fim de semana, visto que algumas cidades liberaram as partidas de futebol e outras não. O Coritiba é a única equipe da capital paranaense que ainda não entrou em campo pelo torneio, e não pode sequer treinar, visto que o CT da Graciosa se situa em Colombo, região metropolitana de Curitiba, e a cidade está cumprindo o lockdown, com veto de atividades esportivas. Enquanto isso, vivemos à deriva, sem nenhuma certeza sobre o dia de amanhã!

 

SEGUIMOS!

 

VAI PRA CIMA DELES, VERDÃO!

 

Por Viviane Mendes, coxa doida de coração.

 

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.