EU SONHEI QUE ESTAVA EM MOSCOU DANÇANDO PAGODE RUSSO

 

Foi assim que Luiz Gonzaga, mesmo sem saber, nos definiu neste momento. Mas não precisa mais sonhar porque amanhã (14), na Rússia, começa o evento esportivo mais assistido no mundo. E nós, como amantes do futebol, críticos ou não, temos que admitir: a festa vai começar!

 

Jogadores e torcida comemoram a classificação da Arábia Saudita para o mundial da Rússia após vitória contra o Japão por 1x0, em 5 de setembro de 2017

(Fonte: fifa.com / Getty Images)

 

Esta edição da Copa do Mundo já começa com um confronto inédito: Rússia x Arábia Saudita se enfrentam pela primeira vez na história do Mundial. Os anfitriões recebem no Luzhniki Stadium, em Moscou, a equipe árabe, que será a primeira seleção asiática a participar de uma abertura de Copa do Mundo. A partida está marcada para às 12 horas (horário de Brasília).

 

O principal estádio da Copa do Mundo da Rússia passou por uma avaliação final no domingo (10), onde foi realizado teste no sistema de som, iluminação, vestiários e gramado.

 

A cerimônia de abertura começará meia hora antes do início da partida - 11h30 no horário de Brasília - e terá show do cantor britânico Robbie Williams e da artista russa Aida Garifullina, além da presença do jogador brasileiro Ronaldo. A transmissão ficará por conta da Rede Globo (tv aberta), Sportv e Fox Sports (tv fechada).

 

 

RÚSSIA

 

Por sediar o Mundial, a seleção russa não precisou participar das eliminatórias. Ano passado participou da Copa das Confederações e foi eliminada ainda na fase de grupos. Ganhou da Nova Zelândia na primeira partida e perdeu as outras duas para Portugal e México.

 

Um ano antes, na Eurocopa, a Rússia fez a segunda pior campanha da competição com apenas 1 empate contra a Inglaterra e 2 derrotas para País de Gales e Eslováquia.

 

O técnico Stanislav Tchertchesov,  que assumiu a seleção russa logo após o vexame na Eurocopa, não irá contar com três jogadores titulares: Kokorin, Vasin e Dzhikiya, todos cortados por lesão. Curiosamente os russos ainda contam com o lateral direito Mário Fernandes (ex-Grêmio), brasileiro naturalizado russo que defende a seleção desde 2017 e atua no CSKA.

 

Treino da Arábia Saudita na segunda-feira (11), no CT do Zenit, em São Petersburgo

(Fonte: Twitter Oficial @SaudiNT)


 

ARÁBIA

 

Os Falcões Verdes conquistaram a vaga direta para a Copa da Rússia através das Eliminatórias Asiáticas, em um grupo que tinha Japão e Austrália como favoritos.

 

Apesar disso, a seleção árabe passou por reformulações em seu comando técnico. Após as eliminatórias demitiu o treinador Bert van Marwijk e contratou Edgardo Bauza (ex-São Paulo) em passagem rápida (cerca de 2 meses).

 

Juan Antonio Pizzi é o atual técnico. Argentino naturalizado espanhol foi campeão da Copa América Centenário em 2016 no comando do Chile. Possui apenas 8 jogos à frente da seleção e costuma posicionar sua equipe no esquema 4-1-4-1, com Omar e Osama Hawsari absolutos na zaga e  Al Harbi e Shahran nas laterais buscando sempre a saída rápida e eficiente.


 

Yahia Al-Shehri e Abdullah Al-Mayouf em coletiva no treino de segunda-feira (11) em São Petersburgo  

(Fonte: Site Arábia Saudita)

 

“A equipe russa é forte e nós não podemos nos importar com o que é falado fora de campo. A nossa ambição é grande, temos que aproveitar as oportunidades para ganhar, vamos buscar o jogo”, afirmou o goleiro Abdullah Al-Mayouf.

 

CONFRONTO

 

Rússia e Arábia Saudita se encontraram apenas uma vez em uma partida amistosa que terminou com vitória árabe por 4x2, em 1993.

 

A partida de amanhã (14) marca a abertura do Mundial de 2018 e do Grupo A. As outras duas seleções desse grupo, Egito e Uruguai, jogam na quinta-feira (15) às 9h (horário de Brasília).


 

Por Isabelle Brasileiro