FALTOU TUDO QUE SOBROU NO URUGUAI

Neste domingo (16), O Equador estreou na Copa América contra o Uruguai às 19h no Mineirão, e perdeu de 4x0.

Com uma preparação nada convincente, a ‘tricolor’ não surpreendeu nos amistosos e, por mais otimistas que fossem, estrear em uma copa contra um dos favoritos pesava demais.

E foi exatamente isso que vimos em campo. Um seleção mais armada taticamente, contra uma que tentava consertar os erros ali na hora.

Foto: AFP

Com 2 chutes a gol contra 16 do Uruguai, os equatorianos apenas chegaram ao gol do adversário, devido a poucas falhas da zaga uruguaia e de saída errada do goleiro.

Sabemos que os números não mentem e essa partida deixou isso muito claro. Foram 61% de posse de bola para os ‘charruas’ contra 39% para os ‘tricolores’.

Apesar do Equador ficar a maioria do tempo na defesa, o Uruguai conseguiu passar com certa facilidade.

Exemplo disso foi o gol dos adversários logo aos 6’ do 1º tempo. Lodeiro, dentro da área, ajeitou a redonda e finalizou no canto esquerdo do goleiro Valencia. Uruguai 1x0

O jogo foi muito interrompido por falta desnecessárias, e também para visualização do VAR.

Aos 20’ após 2 faltas seguidas com cotovelo no rosto do adversário, Quintero recebeu o cartão amarelo. Porém, o árbitro brasileiro Anderson Daronco deu ouvidos ao VAR, visualizou a falta pelo monitor e decidiu, tirou o cartão amarelo de Quintero, e levantou a vermelha.

Foto: AFP

 

No final do 1º tempo, os tricolores ainda tentaram avançar para o ataque, mas encontraram um Uruguai muito bem colocado em campo.

O segundo gol veio depois de 2 tentativas de Cavani, e como dizem para os lados de lá ‘la tercera es la vencida’, em um voleio perfeito, estufou a rede equatoriana.

Suárez também deixou o seu! Após cobrança de escanteio, a defesa ‘tricolor’ deixou o atacante do Barcelona sozinho no segundo pau, e esse finalizou sem dó. 3x0 para os ‘charruas’.

Pra finalizar a noite triste para os ‘bananas mecánicas’, aos 77’ Arturo Mina marcou contra. Mas antes de validar o gol, o juiz marcou saída de bola na jogada anterior, e mais uma vez o VAR foi o protagonista. Anderson Daronco voltou atrás, e apontou o meio de campo. Uruguai 4x0 Equador.

É preciso reforçar que o Uruguai é um dos favoritos e maior campeão da Copa América, com 16 títulos.

Não por isso os tricolores devem aceitar a derrota.

É preciso melhorar a zaga e perder o medo de atacar.

 

A próxima partida do Equador será dia 21 de junho às 20h na Arena Fonte Nova em Salvador contra o Chile, atual campeão dessa copa.

 

Está na hora de aparecer, Equador!

 

SUBSTITUIÇÕES

Pedro Velasco (28', Ángel Mena), Romário Ibarra (45', Eduar Preciado), Gastón Pereiro (63', Nahitan Nández), Lucas Torreira (74', Lodeiro), Federico Valverde (80', Matias Vecino)

 

GOLS

1-0, 5': Lodeiro, 2-0, 32': Cavani, 3-0, 43': Luis Suárez, 4-0, 77': Arturo Mina

 

CARTÕES

Lodeiro (13',amarelo) José Quinteros (23',vermelho) Giménez (62',amarelo)

 

Camila Carolina