FAVORITO? ZEBRA? FUTEBOL É JOGADO, MEUS AMIGOS!

 

 

índice.jpeg

Foto: Instagram @copaamerica

 

Pela segunda rodada do grupo C, a seleção Uruguaia enfrentou o Japão na espetacular Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS) nesta quinta-feira (20). A maioria dos torcedores esperavam mais uma goleada da equipe de Cavani e Suárez, pelo favoritismo e pelo resultado na primeira rodada (a Celeste goleou o Equador por 4x0 e o Japão foi goleado pelo Chile pelo mesmo placar). Mas os nipônicos mostraram que ainda estão vivos na competição e que, de zebra, eles não tem nada.

 

O JOGO:

 

Como era esperada, a Celeste foi para cima já no início da partida, e logo no primeiro minuto Suárez chutou de fora da área e quase marcou um gol histórico na Arena gremista. Mas no decorrer da partida, a seleção japonesa foi impondo seu ritmo e logo começou a incomodar a zaga uruguaia. Até que, aos 24 minutos, Tomiyasu lançou a bola para Miyoshi, que chutou forte abrindo o placar: 1x0 Japão.

Em seguida, o meia Diego Laxalt (que não vinha bem na partida) sentiu dor na coxa-direita e pediu para ser substituído. O técnico Òscar Tabarez colocou o lateral direito González no seu lugar.  Porém, a festa japonesa não durou muito. Em um lance duvidoso, em uma bola dividida na área entre o zagueiro japonês Ueda e o atacante Cavani, o VAR foi acionado e, após a revisão, o árbitro Andrés Rojas assinalou o pênalti, que foi convertido por Luis Suárez, empatando a partida. O atacante do Barcelona chegou a 58 gols com a camisa uruguaia, e se tornou o maior goleador da Celeste.

suarez.jpeg

Suárez comemora muito o gol de pênalti que deu o empate à Celeste. Jogador se tornou o maior goleador da seleção uruguaia. Foto: Facebook Oficial AUF.

 

O jogo estava equilibrado, mas era a Celeste que tinha mais chances de desempatar o placar. Suárez teve várias oportunidades, mas desperdiçou. Cavani também tentava, mas a bola não entrava.

No início do segundo tempo, um lance polêmico para os japoneses: O meia Nakajima foi derrubado na área ao disputar a bola com González. Os japoneses reclamaram pênalti, mas o árbitro não marcou e nem solicitou a revisão do VAR, deixando os nipônicos na bronca. Mas o time japonês não se deixou abater, e aos 13 minutos, Miyoshi  aproveitou um rebote na área e marcou o segundo gol dele e do Japão na partida. Após levar o gol, o técnico Òscar Tabarez optou por tirar o volante Nandez e colocar o meia Arrascaeta, para equilibrar a meia cancha da Celeste. E deu certo: o Uruguai pressionava, até que, em um escanteio cobrado por Lodeiro, Giménez cabeceia para o gol, sem chances para o goleiro Kawashima: era o empate uruguaio.

Porém, nem a Celeste e nem os japoneses queriam o empate, e continuaram indo para o ataque e pressionando os adversários. Aos 34 minutos, Suárez recebeu de Cáceres na área japonesa e cabeceou, acertando o travessão. Aos 43, de novo Suárez chuta para o gol, mas manda a bola para longe do gol. O empate estava mesmo desenhado na terra gaúcha: 2x2.

O resultado foi um tanto surpreendente até para os torcedores até da seleção japonesa. A equipe nipônica teve um ótimo desempenho em campo, com muita velocidade e aproveitando as poucas chances de gol com Miyoshi. Já para os uruguaios, o empate acabou sendo amargo, porém um bom resultado, pelos gols desperdiçados e por sair atrás do placar por duas vezes. A seleção Celeste continua na liderança do grupo com 04 pontos, mas aguarda o resultado da partida entre Chile x Equador (que será realizada nesta sexta-feira às 20h00). Se a seleção chilena vencer, ultrapassará os uruguaios, e a decisão de classificação ficará para a terceira e última rodada da fase de grupos, quando enfrentará o Chile na próxima segunda-feira (24) às 20h00 no Maracanã.

 

TORCIDA:

 

O torcedor compareceu em grande número ao estádio. Mais de 39 mil pessoas estavam presentes nas arquibancadas do estádio do Grêmio, a maioria com camisas da seleção do Uruguai. A cidade gaúcha fica à 800 km de Montevidéu, capital uruguaia. Até o momento, foi o segundo maior público registrado em uma partida da Copa América no Brasil (o primeiro lugar ficou com a partida entre Brasil x Bolívia, com mais de 46 mil torcedores).

 

índice2.jpeg

Torcedor uruguaio marcou presença na partida dessa quinta-feira (20), na Arena do Grêmio. Foto: Twitter Soccer News Grêmio.







 

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:

URUGUAI 2X2 JAPÃO.

Data: 20/06/2019.

Local: Estádio Arena do Grêmio.

Cidade: Porto Alegre - RS.

Horário: 20h00.

 

Gols: Miyoshi (dois gols – Japão); Suárez e Giménez (Uruguai).

Cartões Amarelos: Ueda e Nakajima (Japão).

Uruguai: Muslera, Cáceres, Giménez, Godin e Laxalt (González); Bentancur, Torreira, Nández (Arrascaeta) e Lodeiro (Valverde); Luis Suárez e Cavani.

Técnico: Òscar Tabarez.

Japão: Kawashima; Iwata (Tatsuta), Sugioka, N.Ueda, Tomiyasu; Iwata, Shibasaki, Nakajima, Miyoshi (Kubo); Abe (A.Ueda) e Okazaki.

Técnico: Hajime Moriyasu.


 

Por Viviane Mendes.