O BAILE DOS CAFETEIROS EM CIMA DOS HERMANOS

 

A Colômbia triunfou sobre a Argentina, por 2 x 0, em jogo na Fonte Nova, válido pela primeira rodada do Grupo B.

 

Resultado de imagem para zapata tira a camisa na hora de comemorar gol da colômbia x argentina copa america 2019

Foto: AFP

Não teve Messi, Di Maria, Suárez ou Aguero capaz de segurar o ritmo cadenciado e veloz que a Colômbia imprimiu durante os noventa minutos do duelo. A seleção cafeteira, muito bem montada por Carlos Queiroz, entrou em campo combativa e disposta a vencer. A defesa efetuou uma marcação cerrada e eficiente e o ataque foi bastante efetivo e abusou na criação de jogadas ofensivas.

Numa sintonia perfeita, mostrou o seu melhor potencial e fechou o jogo a ouvir os gritos de Olé vindos das arquibancadas. A vitória fez cair por terra um tabu de vinte anos sem vencer os Hermanos na Copa América. Foi, definitivamente, uma conquista para celebrar.

Na primeira etapa, logo aos quatro minutos, James Rodriguez levantou a torcida colombiana durante uma jogada onde deu chapéu em Otamendi. Depois foi a vez de Falcão que arrumou uma bola recebida por Cuadrado e a colocou para Roger Martínez finalizar dentro da área. Não saiu o primeiro gol colombiano por um desvio da zaga argentina que colocou a bola para a linha de fundo.

Nos vinte minutos finais, ambas as equipes se fecharam na defesa e, com isso, as jogadas de ataque foram poucas. A partida seguiu sem muita emoção.

Depois de assistir a Colômbia jogar, a Argentina voltou para a segunda etapa um pouco mais agressiva e, no primeiro minuto Paredes ousou num chute forte de fora da área que passou bem perto da trave de Ospina. Aos 13, novamente Paredes aproveitou a sobra e mandou forte para a defesa do goleiro colombiano. Com 20, Aguero cruzou para Otamendi bater, mas a bola espalmou na mão do arqueiro e no rebote Messi tentou colocar a bola, mas errou no chute.

O técnico Queiroz, que não é bobo, tratou de efetuar  substituições eficazes, no intuito de travar uma possível reação argentina. Colocou Zapata na vaga de Falcão e Martínez no lugar de Muriel e imprimiu mais velocidade ao grupo. O comandante também abriu o jogo ao trocar seus jogadores de posição. Martínez assumiu o meio de campo e James Rodriguez passou a atuar pela esquerda, enquanto Cuadrado seguiu fechado pela direita.

Resultado de imagem para colômbia x argentina copa america 2019

Falcão e Roger Martínez comemoram o primeiro gol

Foto: AFP

 

A partir daí, a Colômbia voltou a mandar no confronto e fez uma jogada ofensiva atrás da outra para, aos 25 fazer a arquibancada delirar. O primeiro gol saiu de uma jogada brilhante de James Rodríguez onde cruzou para Roger Martínez, que saiu da marcação de Saravia, levou a bola para o meio do campo e bateu cruzado. Um golaço!

A Colômbia passou a encurtar a distância dos passes e, assim, dificultou o toque argentino e tornou bastante consistente o esquema 4-5-1. Nada passou pelas linhas de marcação dos cafeteiros e se o primeiro gol saiu nas costas dos laterais da Argentina, o segundo veio pelo mesmo caminho.

Desta vez foi Zapata o autor da outra pintura. Aos 40, o jogador passou a bola do meio campo para Roger Martínez que cuidou da jogada até que o atacante percorreu a distância veloz e chegou até a pequena área, onde recebeu cruzamento rasteiro de Tesillo e cravou o segundo tento da Colômbia.

 

Resultado de imagem para zapata comemora gol da colômbia x argentina copa america 2019

Zapata comemora seu gol, o segundo da Colômbia

Foto: AFP

 

Zapata enlouqueceu na hora do gol e, num gesto de ousadia, tirou a camisa enquanto corria para comemorar e pouco se importou com o cartão amarelo que levou pelo ato. Com uma expressão de felicidade extrema, o atacante declarou no final da partida:

“Conseguimos um excelente resultado, com o time todo indo para frente. Entrei e acompanhei a minha equipe, dei meu melhor. Sabíamos que havia muitos anos que não vencíamos, estou feliz, mas a Copa não termina hoje, vamos desfrutar da vitória, estou muito contente, mas já temos que pensar nos próximos jogos”.

Pela qualidade de sua atuação na partida, Roger Martínez foi eleito o melhor em campo, pela CONMEBOL. Antes de seguir para o vestiário, os jogadores se uniram e foram saudar sua valorosa torcida presente, numa bela cena dentro da Arena Fonte Nova.

Com a vitória, a Colômbia assumiu a liderança do Grupo B, com três pontos. Seu próximo jogo será contra a seleção do Catar, na próxima quarta (19), às 18h30, no Morumbi.

 

Carla Andrade