POR LA SEMI EN EL DÉRBI SUL-AMERICANO

Chile e Colômbia disputam a vaga na semifinal nesta sexta-feira (28), na Arena Corinthians

 

(Foto: Raul Arboleda/APF)

 

Nesta sexta-feira (28), às 20 horas em São Paulo, as duas seleções se enfrentam pelas quartas de final, em partida que vale a vaga na semifinal Copa América. O jogo será um verdadeiro duelo de campeões já que em 2015 e 2016 o Chile ergueu o caneco da Copa, e em 2001 a Colômbia foi a campeã.

 

O ano de 2001 parece que foi há muito, mas o Chile tem que ficar esperto nesse jogo. Isso porque  a Seleção colombiana vem imbatível, sendo a única com 100% de aproveitamento no torneio. O Chile, por outro lado, acabou sofrendo uma derrota para o Uruguai no último jogo da fase de grupos, se classificando em segundo lugar no seu grupo. Fora isso, outros fatores tornam o torneio disputadíssimo, sendo considerado até mesmo um clássico sul-americano por alguns. 

 

O site “El Espectador”, considera que mesmo com a atual é confortável situação da Colômbia, com base em alguns dados, a La Roja estaria em vantagem. O periódico enumera os seguintes fatores como determinantes para colocar o Chile como favorito no duelo: 

 

1. O Chile é a equipe que mais venceu a Colômbia na Copa América até hoje, junto com Brasil e Argentina; 

2. O Chile venceu todas as partidas de confronto direto (foram três); 

3. A Seleção colombiana nunca venceu a La Roja em campo neutro; 

4. O Chile está acostumado com disputas para vagas em semifinais (é a quinta vez consecutiva); 

5. O Chile tem o melhor rendimento desde a Copa América de 2015; 

6. Fuenzalida e Aránguiz, que já marcaram contra a Colômbia estarão à disposição de Rueda para o confronto; 

7. O Chile venceu duas Copas, enquanto que a Colômbia apenas uma;

8. O Chile tem maior número de jogadores em seu plantel que já enfrentaram a Colômbia.

 

Preparação

 

A equipe realizou o último treinamento em campo nesta quinta-feira, às 16 horas, no CT do São Paulo, e às 19 horas o técnico e o jogador Fuenzalida participaram da coletiva de imprensa pré jogo na Arena Corinthians.

 

(Foto: Twitter La Roja)

 

Para um dos principais jogadores Chile a equipe colombiana não é brincadeira, e os chilenos terão que ficar de olhos bem abertos. Na mencionada entrevista coletiva Fuenzalida comentou:

 

“Temos que estar muito concentrados porque qualquer contra-ataque pode ser perigoso. É um rival duríssimo. (...) É um time mais pragmático, mas muito agressivo quando vai para frente”.

 

(Foto: Twitter @LaRoja)

 

Provável escalação

 

O técnico Reinaldo Rueda não deverá cometer o mesmo erro do jogo contra o Uruguai ao poupar jogadores e sacrificar o primeiro lugar do grupo - até porque agora vale a vaga na semi -, e provavelmente entrará em campo com o time principal e força total. Um provável Chile tem  Arias; Isla, Medel, Maripán e Beausejour; Pulgar, Arágnuiz e Vidal; Fuenzalida, Vargas e Alexis Sánchez.

 

#VamosChile

 

Por Daiane Luz