PRÉ-TEMPORADA, CONTRATAÇÕES E BAIXAS: A PREPARAÇÃO DO PELOTAS PARA O GAUCHÃO

EsH1U-mWMA0ADh3.jpg

Foto: Tales Leal/AI ECP

Saudações, torcida Áureo-Cerúlea! Como estão por aí? Ansiosos para o Gauchão? Iludidos? Com medo? Por aqui, há um misto dos três. 

Após a desastrosa Série D, alguns jogadores saíram, outros ficaram e vários chegaram. Por isso, na primeira matéria do ano, contarei todos os detalhes dos novos nomes e da preparação do Lobão até aqui. Vem com o Mulheres em Campo!

No dia 19 de Janeiro foi anunciado através das redes sociais do clube o início da pré-temporada, mas antes disso, internamente, o Pelotas já trabalhava. Entre o final de 2020 e o começo de 2021, nomes importantes foram anunciados. Manuel Nunes, o Neca, e Rafael Farias retornaram a Boca do Lobo, como diretor de futebol e diretor executivo, respectivamente. É como diz o ditado: o bom filho a casa torna!

Outro nome que conhecemos bem e que voltou a direção foi Gabriel Ribeiro. Jornalista, torcedor e vice-presidente entre 2017 e 2019, Gabriel agora assume o Departamento de Comunicação do clube. 

 

Grupo de jogadores: 

Ao final da Série D alguns jogadores permaneceram na Boca do Lobo, entre eles, nomes importantes como Marcão, Gustavo Sapeka -que não chegou a jogar o Campeonato por lesão no ligamento cruzado, e o lateral Marcelo, que foi importantíssimo no Nacional. Ao todo, 12 atletas permaneceram no grupo. 

Goleiros:

Ravel Pelegrini: Ravel, na Série D, era reserva de Renan. Pelo Pelotas, atuou somente no clássico BraPel Do Gauchão 2020.

Vinicius Parise: velho conhecido da torcida, Parise está no elenco desde 2017 e saiu rapidamente no ano passado, retornando agora  para o Gauchão.

Defensores:

Marcelo: lateral-direito, titular absoluto na Série D, um dos nomes que mais me agradou quando confirmaram sua permanência.

Gabiga: lateral-esquerdo, titular na Série D, Gabiga jogou três partidas pelo Gauchão.

Gabriel Silva: zagueiro adaptado ao modelo de jogo de Ricardo Colbachini de construir as jogadas começando na zaga, foi titular em 8 jogos na Série D.

Wendel Lomar: o zagueiro fez, ao todo, 10 jogos pelo Pelotas em 2020, sendo 7 no Gauchão e 3 no campeonato nacional.

Meio-campistas: 

Moisés: chegando a Boca do Lobo na pausa do Gauchão, Moisés fez três jogos pelo Campeonato Gaúcho e foi titular em todas as partidas da Série D, marcando 2 gols.

Itaqui: excelente nas bolas paradas, Itaqui é um nome importante do elenco, titular da Série D e autor de 2 gols.

Daniel Costa: daniel chegou após a parada do Gauchão, jogando três vezes pelo Estadual e onze pela Série D.

Atacantes:

Marcão: o centroavante chegou para a Série D e também permaneceu para o Gauchão 2021. No campeonato Nacional, marcou 5 gols.

Gustavo Sapeka: Sapeka sofreu uma lesão antes mesmo do começo da Série D, em um jogo-treino contra o Internacional. Ainda no Esportivo, pelo Gauchão, fez 3 gols e foi destaque da equipe.

 

Novos atletas:

 

WhatsApp Image 2021-02-17 at 19.48.23.jpeg

Foto: Lucas Canez

Dando continuidade ao trabalho, o Pelotas foi ao mercado buscar reforços. Entre experiência e juventude, o time está ganhando forma com bons nomes: 

Silvio: o zagueiro Silvio foi capitão da equipe do São Luiz na disputa da Série D. O jogador atuou em 17 partidas e fez 2 gols. No seu currículo, acumula passagens por Londrina, Paraná e Bragantino. 

Maurício: também chega para compor a zaga. No ano passado disputou a Copa Paulista pela Ferroviária, além de ter passagens pela Ponte Preta, Oeste e o América-RN.

Thiago Rosa: lateral-esquerdo, o jogador de 18 anos vem por empréstimo do Grêmio. Na base da equipe tricolor desde 2011, será sua primeira experiência a nível profissional.

Thomas Luciano: também emprestado pelo Grêmio, Thomas é lateral-direito. Em 2020, disputou o Campeonato Brasileiro sub-20 e o Brasileirão de Aspirantes.

Juliano: volante de 26 anos acumula passagens pelo Santos, tendo disputado a Copa Paulista e o Brasileirão de Aspirantes pela Ponte Preta. Seu último time foi o Bangu-RJ.

Gazão: Gazão é volante da base do Grêmio, chegou a Boca do Lobo por empréstimo da equipe da capital. Com 19 anos o jogador disputará sua primeira competição profissional pelo Pelotas.

Marcos Paulo: o atacante de 26 anos também estava jogando a Copa Paulista pela Ferroviária, trabalhando com Maurício. Além disso, conhece Ricardo Colbachini da passagem que fez no Caxias. Dos times Gaúchos, MP atuou pelo Grêmio e Aimoré.

Wesley: o terceiro e último emprestado a chegar da base gremista é o atacante Wesley, de 18 anos. No primeiro jogo-treino da pré-temporada, contra o São José, Wesley marcou um dos gols no empate por 3 a 3.

Héctor Bustamante: depois de ter proposta de vários clubes, o atacante paraguaio escolheu a Boca do Lobo. Bustamante tem passagens pelo Nacinal-PAR, Novo Hamburgo e jogou a última temporada pelo CSA.

 

Jogos-treino: 

No dia 26 de janeiro, o Pelotas anunciou que faria três jogos-treino preparatórios para o Campeonato Gaucho. O primeiro ocorreu no dia 6 de fevereiro, no Estádio Passo D’areia, contra o São José. O Lobão e o Zeca empataram em 3 a 3. Os responsáveis pelos gols foram Wesley, Marcão e Gabriel Silva. O técnico Ricardo Colbachini utilizou todo o elenco, sem ainda definir um time titular. 

O segundo jogo-treino anunciado seria contra o Sub-20 do Grêmio, no dia 13, mas a partida foi cancelada a pedido do time da capital. Com isso, foi marcado um jogo contra o Hercílio Luz, que terminou empatado em 0 a 0. Diferente do duelo anterior, neste foi divulgada a equipe inicial, que contou com: Ravel; Thomas Luciano, Silvio, Wendel Lomar e Gabiga; Gazão, Juliano e Daniel Costa; Bustamante, Wesley e Marcão. Na segunda etapa, Colbachini promoveu a entrada de Vinicius Parise, Marcelo, Gabriel Silva, Maurício, Thiago Rosa, Moisés, Guilherme Bauer, Marcos Paulo, Peixoto e Fabrício, visando dar rodagem e ritmo de jogo ao elenco. Aos 7 minutos, Marcos Paulo chegou a balançar as redes, mas foi assinalado um impedimento.

 

EuJB88IXUAE1Dl1.jpg

Foto: Tales Leal/AI ECP

Por fim, o Lobão fará um último jogo contra o Aimoré, no dia 20, faltando uma semana para o campeonato, quando provavelmente já estará definido a provável equipe titular para o começo do Gauchão. 

No fechamento desta matéria, faltam exatos 10 dias para a estreia no Estadual, contra o Novo Hamburgo, e a direção ainda segue atrás de reforços. O Pelotas busca contratar ainda um goleiro, um meia e dois atacantes.

 

Esperamos que tudo neste ano seja melhor para o lado da Avenida. O desempenho nos últimos Gauchões foi desastroso, na Série D nem se fala. Que a continuidade no trabalho com Ricardo Colbachini traga bons frutos! No mais, nos encontramos no início do Campeonato com os tradicionais prés e pós. 

 

Por Aline Souza 

 

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.