RETROSPECTO DA GURIZADA GREMISTA ATÉ A FINAL DA COPINHA

 


A caminhada do Grêmio na Copa São Paulo de Futebol Júnior iniciou dia dois de Janeiro, na fase de grupos, contra o Real-DF. O tricolor ganhou o jogo por 2x0 com gols de Rildo e Diego Rosa. A partida seguinte foi dia cinco, contra o Juventus-SP, onde o jogo terminou empatado em 1x1. O gol do Grêmio foi feito por Elias. Dia oito a partida contra o União Mogi terminou em 4x0, para a gurizada gremista com gols de Rildo, Fabrício e dois gols de Elias. Um desses gols inclusive ganhou o Prêmio Dener, como o gol mais bonito da Copinha 2020. 

O Grêmio começou a segunda fase enfrentando o União ABC-MT, onde venceu por 1x0 com um gol de Diego Rosa. E a terceira fase dia 14, vencendo a Chapecoense por 4x0, com gols de Alison, Vanderson, Wesley e Vitor. Nas oitavas de final, dia 16, a equipe do Tricolor de Porto Alegre enfrentou o Atlético-MG. A partida acabou com mais uma vitória dos guris, dessa vez por 4 a 1, com gols de Elias (2x), Rildo e Heitor. Nas quartas de final, mas com o pensamento projetado para a grande final, o Grêmio encarou o Vasco da Gama. O jogo acabou em 1x1 no tempo normal e a decisão para ver quem passaria para a semifinal, foi nos pênaltis. O Grêmio avançou vencendo as penalidades por 4 a 3. O gol do tricolor no tempo normal foi marcado por Rildo.

Os quatros time que avançaram para a Semifinal foram: Grêmio, Oeste, Corinthians e Internacional. O Oeste foi a grande surpresa, pois eliminou a equipe do São Paulo, umas das favoritas da competição. O primeiro jogo foi entre Corinthians e Inter, onde o colorado despachou a equipe paulista e garantiu sua vaga para a final da Copinha. O Grêmio venceu o Oeste por 1 a zero, com gol de Elias garantindo o grandioso Clássico GreNal na final da competição.


Foto: Twitter oficial do Grêmio FBPA


A grande final da Copinha aconteceu na manhã deste sábado (25), às 10h, no Estádio do Pacaembu. Foi um jogo digno de clássico GreNal, disputado, lá e cá e com chances de gols para os dois lados, mas a bola sempre parava nos goleiros. O primeiro tempo acabou sem gols, mas muito bonito de se ver. A segunda etapa começou do mesmo jeito, os jogadores ainda estavam com fôlego e queriam decidir o título com a bola rolando. Aos 8 minutos do segundo tempo, o atacante Fabrício recebeu uma bola pelo lado esquerdo, driblou Lucas Mazetti e finalizou rasteiro. A bola desviou em Tiago Barbosa, enganando o goleiro Emerson e fazendo 1x0 para o Tricolor. Na comemoração o zagueiro Alison subiu no alambrado, como já tinha cartão amarelo, após receber o segundo foi expulso.

A resposta do Internacional foi imediata, aos 13 minutos Matheus Monteiro cruzou rasteiro, a bola passou por Caio e Guilherme Pato desviou, deixando tudo igual no Pacaembu. As oportunidades continuaram aparecendo para os dois lados, mas a dupla GreNal estava servida de bons goleiros que fizeram grandes defesas. Segundo tempo também terminou com um empate, agora em 1x1, levando a decisão para os pênaltis.

Quem iniciou nas cobranças foi o internacional com Matheus Monteiro, o pênalti foi defendido pelo goleiro Adriel do Grêmio. Os jogadores do Grêmio Vitor, Wesley e Gonçalves acertaram os chutes no travessão e o Grêmio só conseguiu converter uma cobrança de pênalti, que foi a de Gazão. O Internacional venceu a Copa São Paulo de Futebol Júnior e se sagrou pentacampeão.


Parabéns aos meninos do Grêmio, muitos ali terão um futuro promissor e serão grandes atletas, que os  jamais desistão dos seus sonhos, pois, tudo tem o tempo certo para acontecer. 

Parabéns ao Elias por ganhar o Prêmio Dener com o gol mais bonito e ao Diego Rosa por ser escolhido o CRAQUE da competição!


Amanda Rodrigues


*O Blog esclarece que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente,  a opinião do Blog.