SELEÇÃO CAFETERA TRIUNFA E GARANTE CLASSIFICAÇÃO

Os colombianos venceram o Catar, por 1 x 0, gol de Zapata aos 40 do segundo tempo, e conquistam a classificação.

james

Foto: Divulgação CONMEBOL

Foi um jogo envolvente e disputado até o minuto final, com duas equipes combalidas e cheias de vigor dentro das quatro linhas. Duas escolas distintas do bom futebol que duelaram com muita qualidade técnica e, no final da partida, arrancaram aplausos e reverências dos torcedores presentes no Morumbi, na noite da última quarta (19). Um espetáculo digno de Copa América.

Com o triunfo, a Colômbia cravou seis pontos na tabela e tornou-se a primeira seleção a carimbar seu passaporte para as quartas de final da competição, em primeiro lugar no Grupo B. Um feito conquistado pelo trabalho do técnico Carlos Queiroz e seu elenco de muitos talentos. Na próxima rodada, o Catar enfrentará a Argentina e a Colômbia jogará contra o Paraguai.

De fácil essa vitória nada teve e a Colômbia precisou jogar muita bola para deter os avanços dos catares, numa formação com uma linha de cinco no meio à frente dos três defensores. O técnico do Catar, Félix Sanchez sabia que era necessário caprichar na marcação para sua equipe ter chances de marcar diante do poderio ofensivo do adversário.

Foi assim que seu elenco segurou o empate até os 40 minutos do segundo tempo, quando surgiu uma jogada linda iniciada por James Rodriguez, em noite inspirada, que de trivela passou uma bola redondinha para Zapata finalizar sem chances para o goleiro Al-Sheeb. O atacante marcou dois gols na competição e passou a dividir a artilharia da competição com o chileno Eduardo Vargas e o brasileiro Philippe Coutinho. Os catares tiveram duas boas chances no segundo tempo, mas Ospina esteve bem colocado e defendeu dois chutes a gol.

duvan-zapata-gol-qatar-web

Zapata foi o autor do gol da partida

Foto: Divulgação CONMEBOL

O jogo aéreo dominou a partida e a altura dos colombianos os favoreceu na criação de jogadas e logo aos cinco minutos do primeiro tempo chegaram ao gol. A comemoração durou pouco, pois o árbitro marcou posição irregular de Martínez e anulou o tento. James Rodriguez foi outro que teve boa chance numa cabeçada, bem defendida pelo arqueiro do Catar.

O VAR foi o protagonista quando o juiz marcou um pênalti a favor da Colômbia e deu cartão amarelo a um jogador do Catar, por reclamação. Depois do uso do árbitro de vídeo, ele anulou tanto a penalidade máxima quanto a advertência.

Depois de tanto lutar em campo, os jogadores do Catar mostraram em seus rostos uma expressão de tristeza no apito final que sacramentou a derrota. Os brasileiros presentes demonstraram seu carinho com aplausos e assovios e balançaram os cachecóis distribuídos antes do jogo. Foi uma ação de marketing, promovida pela Federação de Futebol do Catar, no intuito de atrair torcedores e amenizar a imagem negativa que assolou o país, sede da próxima Copa do Mundo. O motivo foi a prisão de Michel Platini, na semana passada, acusado de corrupção na escolha da sede do próximo mundial.

https://www.gazetaesportiva.com/wp-content/uploads/imagem/2019/06/19/fd_colxcat_1906-909-1024x576.jpg

A torcida encantou-se com a equipe do Catar

Foto: Fernando Dantas – Gazeta Press

No final do duelo, o técnico dos cafeteros, Carlos Queiroz fez sua análise da partida, durante coletiva de imprensa. Para ele, a equipe passou no teste de maturidade ao vencer uma equipe defensiva e teceu elogios ao seu elenco, que jogou como ele gosta.  

“Preparamos muito bem essas situações, sabíamos que isso poderia acontecer, todos estavam prontos para lutar. Foram noventa minutos de concentração, noventa minutos de pressão, sempre atacando o adversário e quando perdemos a bola, houve um grande mérito em não deixar o Catar jogar. No final do jogo sofremos porque não tínhamos a capacidade de marcar um gol no início”, avaliou.  

Sobre o próximo adversário, o Paraguai, Queiroz afirmou que fará uma análise dos jogadores e ver quem tem mais condições físicas para o confronto. Ele quer poupar os mais fadigados e fazer uma escalação correta para o duelo.

Um dos destaques da partida, James Rodriguez encantou com seu estilo peculiar de jogar e foi o autor de belíssimas jogadas, inclusive a assistência dada a Zapata, que resultou no gol colombiano. Para ele, sua equipe “está no caminho certo”.

“Foi um jogo difícil e eles sempre estiveram atrás de nós, mas no final algo aconteceu o gol. Fizemos uma boa partida e tivemos paciência para aguardar o melhor momento e marcar. Estamos no caminho certo. Uma equipe com Falcao e Zapata sempre tem a possibilidade de um gol”, declarou.

O atacante do Atalanta, Zapata creditou a vitória ao bom rendimento do grupo e sua capacidade de improvisar nas situações adversas ou diante de um adversário de qualidade, como os catares.

“Fomos uma equipe compacta e isto foi um triunfo de todos. Tivemos tranquilidade e aproveitamos cada chance com humildade. Foi maravilhoso vencer e obter a classificação. Agora, vamos fazer nosso melhor, jogo a jogo e, com muita motivação, terminar a fase de grupos  da melhor maneira possível”, frisou.

O jogador também comentou algumas críticas que a seleção recebeu sobre possível falta de entrosamento entre ele e Falcão. “Eles disseram que não nos entendíamos com, mas mostramos que podemos jogar com dois atacantes”, afirmou.

 

Carla Andrade

Vânia Souza