SÓ UM MILAGRE CLASSIFICA O EQUADOR

 

Pontualmente às 20h desta sexta-feira (21), o Equador entrou em campo para defender sua vaga na Copa América, o adversário da vez foi o Chile, que vem de ser campeão das duas últimas edições deste torneio, e no jogo de ontem deixou bem claro que também é um dos favoritos ao título neste ano de 2019.

Foto: Divulgação Google

O Equador que temos visto, é uma seleção mal explorada. Por mais amistosos e treinamentos feitos, o técnico Bolillo ainda não descobriu a melhor forma de jogar e chegou na Copa América ainda fazendo testes (sabemos que ‘em time que está perdendo se mexe sim’ e por isso e ele precisa provar outras táticas). Mas se não tiver uma base, o fracasso é certo. E lamentavelmente foi o que aconteceu com a ‘tricolor’.

Os equatorianos já disputaram 6 jogos esse ano, entre amistosos e jogos oficiais, foram 4 derrotas e 2 empates magros. Ainda não ganhou nessa Copa. Definitivamente não vem fazendo uma boa campanha.

Reflexo disso, foi o gol do Chile, antes dos 8’ do 1º tempo no jogo de ontem.

Em cobrança de escanteio, a zaga equatoriana até consegue chegar na bola com a intenção de afastar o perigo, mas a bola vai parar nos pés de Fuenzalida, que não perdoa e de primeira estufou a rede da ‘tricolor’.

O Equador até chegou a pressionar os chilenos, mas foram poucas as vezes de real perigo.

Em uma das vezes em que o Equador apareceu na área chilena, o goleiro Arias fez Méndez voar dentro da área, e a regra é clara! Pênalti para o Equador aos 24’. Enner Valencia converteu, bateu forte e seguro. Chile 1 x 1 Equador.

Foto: Divulgação Google

Todo o resto do 1º tempo vimos um Equador com vontade e correndo atrás do prejuízo, porém, veio o 2º tempo e logo aos 5’, o Chile ampliou o placar com Alexis Sánchez. Em um lindo cruzamento de Aránguiz do lado direito que encontrou Sánchez completamente livre do lado esquerdo e, mais uma vez, sem nem pensar, um chileno definiu de primeira, e a rede equatoriana balançou mais uma vez. Chile 2x1.

O Equador está matematicamente eliminado da Copa América de 2019. Para conseguir se classificar para a próxima fase é preciso ganhar o último jogo da fase de grupos, dia 24, no Mineirão, contra o Japão, que empatou seu último jogo em 2x2 com um dos favoritos, o Uruguai (nota pessoal: um dos melhores jogos desse torneio).

 

¡Salve oh patria, mil veces oh patria!

 

Camila Carolina