SON, SON, SON, TESTANDO, TESTANDO...

 

 

Que jogo foi esse meus amigos?!?! Que seleção é essa meus amigos?!?! Pra cima deles Islândia!! Pra cima dos hermanos.

Subestimaram os vikings da ‘Terra do Gelo’. Houve inclusive aqueles que diziam que contra a Islândia já era jogo ganho. Pois bem meus caros, a emoção é maior quando o jogo revela grandes surpresas: Argentina passando sufoco, pênalti de Messi defendido e para os simpatizantes argentinos, pasmem!! O resultado foi um baita empate.

 

 

(Foto: Divulgação/Telemundo Deportes)

 

 

A partida deu início aos jogos do grupo D da Copa do Mundo e ocorreu no sábado, 16 de junho, às 10 horas da manhã (horário de Brasília), no Spartak Stadium em Moscou. A arbitragem foi de Szymon Marciniak e os assistentes Pawel Sokolnicki e Tomasz Listkiewicz, todos poloneses.

Os jogadores que entraram em campo pela seleção islandesa foram: o goleiro Hannes Þór Halldórsson; os defendores Birkir Már Sævarsson, Kári Árnason, Ragnar Sugurđsson e Hörđur Björgvin Magnússon; os meio campistas Jóhann Berg Guđmundsson, Aron Einar Gunnarsson, Emil Hallfređsson,  Birkir Bjarnason e Gylfi þór Sigurđsson; e o atacante Alfređ Finnbogason.

 

 

SOBRE A PARTIDA:

 

O primeiro tempo de jogo foi mais equilibrado entre as duas seleções. Em cada lance de uma seleção, logo em seguida iniciava o contra-ataque da outra. Foram muitas investidas para a área adversária, e a grande maioria sem levar algum perigo real ao gol.

O placar da partida foi definido em 4 minutos, isso mesmo, 4 minutos de alegria que o torcedor argentino conseguiu ter, porque o restante foi só sufoco. Aos 19’ saiu o primeiro gol da partida, gol da Argentina e um baita gol de Agüero, que recebeu a bola de Tagliafico dentro da área, dominou, girou e de pé esquerdo balançou a rede islandesa; era a festa que o torcedor argentino queria, afinal, a vitória já era certa, não é mesmo?? ERROOOOU. O torcedor argentino ainda comemorava quando Finnbogason escreveu com letras maiúsculas seu nome na história da seleção islandesa; aos 23’ após 3 tentativas de cruzamento para a área da seleção argentina, o goleiro Caballero espalmou a bola que no rebote sobrou nos pés do atacante islandês e com um belo chute balançou a rede argentina, devolvendo a pressão do jogo para o adversário.

Após o empate, o desespero argentino tomou conta, eles ‘precisavam’ da vitória, agora teriam que correr atrás do prejuízo, eles não podiam empatar assim, não na estreia. Mas, como diz um velho ditado: “nunca subestime o poder do seu adversário”. A Islândia não está na Copa do Mundo porque ganhou a vaga como prêmio de algum sorteio, a Islândia está na Copa do Mundo porque merece estar, conquistou a vaga com méritos e não é pelo fato de ser sua primeira participação que as coisas seriam fáceis para os adversários.

A Islândia estreou na Copa do Mundo no melhor estilo, enfrentando uma seleção com tradição histórica na competição e não por menos, também fez história e deixou sua marca. Além do primeiro gol feito pela seleção islandesa na Copa, outro jogador gravou seu nome definitivamente na história e nos pesadelos de Lionel Messi: o fabuloso e ágil goleiro islandês, Hannes þór Halldorsson.

 

 

(Foto: Divulgação/Agência Brasil)

 

 

O primeiro tempo de jogo encerrou com o empate e na volta do intervalo algumas mudanças no ritmo de jogo foram nítidas. A Argentina voltou muito mais ofensiva, ao passo que a Islândia voltou com seu sistema defensivo ainda mais fechado que no primeiro tempo; toda vez que a Argentina iniciava uma jogada de ataque, na área da Islândia o sistema defensivo já estava posicionado. A marcação foi cerrada, muitos lances interceptados e desta vez nada de gols.

O lance mais icônico da partida foi o pênalti sofrido por Lionel Messi aos 17’ do segundo tempo. O torcedor argentino deve ter pensado: “ah, pênalti, já ganhamos”, “ah, o Messi vai cobrar, já é gol”. ERROUUUU de novo. Messi com toda sua pompa, ajeitou a bola na marca do pênalti, deu seus passinhos recuando para pegar impulso na jogada, correu em direção à bola, chutou forte a meia altura no canto direito do goleiro, e... DEEEFEEENDEEEUU, o goleiro da Islândia defendeu o pênalti cobrado pelo todo poderoso Lionel Messi. Islândia minha querida, você me enche de orgulho. Que estreia. Que jogaço!!

O restante da partida se resume em Argentina tentando de todas as formas furar a defesa da Islândia, e a Islândia como um grande iceberg fechou toda a sua defesa e não deu chance para o adversário. A Argentina teve uma maior posse de bola e melhores jogadas, porém não foi o suficiente para quebrar o paredão formado pelos islandeses. A partida terminou com o empate.

 

 

(Foto: Divulgação/AFP/Francisco Leong)

 

 

Com o resultado, a Islândia conquistou seu primeiro ponto na competição e para uma estreia histórica, foi excelentíssimamente bem, melhor que isso só a vitória. Esta é a 21° edição da competição e a primeira edição disputada pela Islândia, o jogo feito pela seleção na manhã de sábado já é a melhor partida da equipe na história das Copas. Mas a competição apenas começou, ouso dizer que ainda teremos gratas surpresas com esses vikings azulinos que vieram da terra do gelo para conquistar o mundo!!

 

 

Ana Carolina Teixeira