ESTÁDIO PRIMEIRO DE MAIO, NOSSO QUERIDO PRIMEIRÃO

 

 

Foto: São Bernardo Oficial

 

A história  de nosso estádio tem início do mês de novembro  de 1967, onde a construção seguiu até o meio do ano seguinte. Sua inauguração foi em 20 de agosto de 1968 e teve como partida inaugural Esporte Clube São Bernardo x Santos. O placar infelizmente não foi dos melhores. Os visitantes venceram por 2x0.

 

Inicialmente com o nome de "Estádio da Vila Euclides", no ano de 1979, nosso estádio foi palco de um dos maiores episódios dos trabalhadores do Grande ABC, onde mais de 70 mil metalúrgicos cruzaram os braços e entraram em greve, causando uma invasão de policiais que reprimiram os grevistas. Um dos líderes desse movimento, foi o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Foto: ABC Futebol

 

No ano de 1980, aproximadamente 100 mil trabalhadores estavam presentes na comemoração do dia do trabalhador que foi realizado no estádio. Em consideração a presença dos operários, as greves e vitórias conquistadas ali, o estádio foi rebatizado como "Primeiro de Maio", também em homenagem ao Dia dos Trabalhadores.

Atualmente o estádio é a casa do São Bernardo Futebol Clube, o Tigre do ABC, Fundado em Dezembro de 2004. Sendo palco de nossas maiores conquistas: os títulos do Campeonato Paulista da série A2 de 2012 e o título da Copa Paulista de 2013.

 

RECORDE DE PÚBLICO

 

No dia 30 de Janeiro de 2011, 15.031 pessoas  estiveram presentes para assistir São Bernardo FC x Corinthians.



 

CARACTERÍSTICAS E INFRAESTRUTURA

 

Campo em grama natural 105x68m

4 vestiários

Alojamento

Academia

 

Capacidade  para 15.159 pessoas.


 

JOGO INESQUECÍVEL

 

Entre os muitos jogos que vi no primeiro  de maio, um que não sai da memória, é o jogo que aconteceu no dia 30 de Março de 2014, uma noite de quarta-feira, recebendo o Rio Claro, pela 12 rodada do Campeonato Paulista.

O tigre do ABC se saia bem no jogo, fim do primeiro tempo o placar era 3x1, com o início da etapa final, começou o que seria um feito para aquele campeonato: uma virada do time visitante!

Aos 13 minutos, o time batateiros havia tomado a virada e estava atrás  no placar em 2 gols, nesse momento os mandantes correram atrás  do prejuízo  e aos 37 minutos, fizeram o último gol da partida, fechando  o placar em 5x5.

Nesse dia, 7.833 pessoas viram o time estar na frente, tomar a virada e conseguir um empate inacreditável da história do Tigre.

 

Foto: arquivo pessoal


 

Para nós  batateiros o estádio Primeiro de Maio é  um local de  paz e emoção, é  se sentir acolhido e confortável em suas arquibancadas e saber que está em casa. Respirar o futebol da cidade e saber que ali é palco de grandes jogos e histórias.


 

Por Giovanna Carrasco.