Muito além da Titebilidade

 

Adenor Leonardo Bachi, o técnico mais vitorioso da história Corinthiana

 

 

 

Em 2012 durante a disputa da Copa Libertadores, Adenor Leonardo Bachi, ou simplesmente Tite, mostrou a Nação Corinthiana o seu diferencial. Ao ser expulso por reclamar da arbitragem, no jogo contra o Vasco, ao invés de ir para as tribunas de honras do velho Pacaembu, Tite foi parar nos braços da Fiel.

foto:globoesporte

Ali no alambrado Tite, sentiu de perto a vibração e o amor da Nação, sentiu-se como mais um do bando de loucos. Os jogadores dirigiam-se até o alambrado para receber os comandos de Tite e de toda a Fiel torcida. Os torcedores que tentavam dar pitacos, no trabalho do comandante, eram repreendidos pelos demais. Este jogo marcado para sempre na memória alvinegra, garantiu nosso passaporte para final e marca a apoteose de Tite!

 

"Para mim isso é inesquecível. Tá louco! Teve um cara que gritou ‘tira fulano’, mas quando ele estava chegando na metade, voaram nele, falando ‘cala a boca’, ‘torce aí’, e outros 300 adjetivos que você pode imaginar. ‘Ajuda o time’!"

 técnico Tite

 

Tite viveu um dia de torcedor...aquele placar que insistia no 0x0, aumentando nossa angustia ou a sensação do coração gelar, no momento em que Diego Souza partiu sozinho. Lembro-me de toda a agonia, aqueles instantes que pareciam uma eternidade, toda nossa trajetória passando em um segundo, até a defesa do gigante Cássio. Ufaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

Naquele momento, a Fiel enlouquecida, não parava de cantar, Tite ali no meio, inquieto, regia o time ao som da torcida. Até que aos 42 minutos do segundo tempo, Paulinho abriu o placar. A vitória suada, as condições do jogo, eram a consolidação do maestro.

 

O Começo

Nascido em 25 de maio de 1961, filho do meio de dona Ivone e seu Genor Bachi, Tite desde menino, mostrava sua paixão ao futebol. Estudante do Colégio de freiras, Madre Imilda, o garoto não fazia a menor cerimônia, para pular os muros do fundo da escola e correr para futebol, uma vez que no colégio, não havia espaço para pratica do esporte.

Chamado de Ade pela família, Adenor ganhou o apelido de Tite, por engano do técnico Felipão, que naquela época dirigia o Cristóvão Mendonza, equipe de Caxias do Sul. Jogando como amador, Tite era o clássico camisa 10 e representava seu colégio em torneios entre escolas. No ataque da equipe, Adenor, tinha como companheiro, um garoto, conhecido como Tite. Ao enfrentar a equipe de Felipão, o técnico, gostou do camisa 10 e confundiu os nomes, passando a chamar Adenor, de Tite.

Assim, Tite foi apresentado aos dirigentes do Caxias e começou sua carreira, como volante, em 1978. Como jogador, o fim da sua jornada foi prematuro, logo aos 28 anos, Tite teve de se aposentar devido as lesões, mas antes foi vice-campeão Brasileiro em 1986, da copa da União em 1987 e do Paulista em 1988, pelo Guarani.

forum.lolesporte.com

Formado em educação física, pela PUC de Campinas, seu primeiro trabalho como treinador foi no Guarany de Garibaldi, em 1990. Tite comandou outras equipes menores, até chamar a atenção do Grêmio, após ser campeão Gaúcho em cima do próprio Tricolor, como comandante do Caxias. No Grêmio, sagrou-se campeão Gaúcho e campeão da Copa do Brasil em 2001.

A família foi a base de tudo e o amor ao futebol, Tite herdou do pai, que o incentivava a ser jogador. Nos tempos mais difíceis, a mãe de Tite trabalhava dobrado como costureira para manter o sonho do filho. Diante da cobrança do pai, Tite pensou em abandonar a carreira, mas dona Ivone, muito religiosa, tinha fé no sucesso do filho.

 

"O pai teve uma época que fez a cobrança. Estava na hora de trabalhar. Mas a mãe disse que trabalhava mais pra deixar ele tentar ser jogador", lembra  Miro, o irmão

A religiosidade é marca registrada e lembrada pelos admiradores de Tite. Sempre em jogos do Timão é possível ver o técnico, fazendo suas orações e a cada gol, Tite ergue os braços ao céu e agradece. Outro ritual, herdado da mãe é o uso das cores do clube em dias de jogos, sempre uma cor predominante. No Corinthians, Tite adotou o preto. A iniciativa, começou, após ganhar de presente um terço grená, cor do Caxias, em comemoração ao título Gaucho de 1999.

 

"Eu rezo para o santo do dia. Mas tenho o São Jorge como o principal. E foi só outro dia que eu descobri que ele era o padroeiro do Corinthians. Combinou."

Foto:foxsports

Em 2004, Tite assumiu o São Caetano e deu forma a equipe, que seria campeã Paulista com Muricy. Ainda naquele ano, Tite começaria a escrever sua história no Corinthians.

 

Tite do Corinthians ou Corinthians de Tite?

O Corinthians estava à beira do rebaixamento. Com um bom trabalho a equipe arrancou e chegou à quinta colocação do Brasileirão. Em 51 jogos, foram 24 vitórias, 15 empates e 12 derrotas. Mesmo assim, durante a disputa do Campeonato Paulista de 2005, o treinador pediu demissão após desentendimento com o mandatário Kia Joorabchian.

Kia era desafeto declarado do treinador. Desde sua chegada ao Timão, não escondia o interesse em contratar Luxemburgo, que treinava o Santos. Tite chegou a declarar, que se a parceria com a MSI fosse concretizada, não ficaria na equipe. Sem acordo com Luxa e por falta de opção no mercado, Kia manteve Tite, mas após o treinador se recusar a deixar Tevez cobrar um pênalti, contra o São Paulo e Coelho desperdiçar a cobrança, o treinador, saiu da equipe.

Em sua despedida, Tite afirmou "um dia volto para terminar o que não deixaram", e assim foi.

 

A volta Gloriosa

No final de 2010, Tite voltava ao Corinthians, deixando a equipe do Al-Wahda, que disputaria o Mundial de Clubes. Logo no começo de seu trabalho, Tite passou um momento de crise, com a eliminação para o Tolima pela pré libertadores.

No dia seguinte à eliminação, o presidente Andrés, confirmou: o Tite, fica. Lembro-me de ficar indignada, pois como um cara com Ronaldo em campo, conseguiu ser eliminado para um desconhecido? Eu estava errada. Mal, nós corintianos sabíamos de que depois deste tropeço, viriam glórias e mais glórias, sob o comando de Tite.

Com a famosa, Titeabilidade, Tite impôs em campo, um forte esquema de marcação. Todos os jogadores deveriam voltar para marcar, quando a bola estivesse com o adversário. O trabalho começou a dar sinal, de que estava no caminho certo, com o vice-campeonato Paulista, contra o Santos.

Naquele ano, Tite conquistou seu primeiro campeonato nacional: o Brasileiro. O título, não acalmou os torcedores e Tite, ainda era visto com desconfiança por muitos. Mas o ano seguinte seria o ano mais importante da carreira do treinador e da historia Corinthiana.

Em 2012, o Corinthians conquistou de forma invicta a Libertadores da America. Tite, realizava o sonho da Fiel de colorir o continente de preto e branco. A conquista do Mundial, foi a cereja do bolo alvinegro, a afirmação de Tite e de seu esquema tático.

Tite foi eleito o melhor técnico do Mundial, superando Rafa Benítez. Sua equipe, chamou a atenção do mundo, ao vencer o Chelsea por 1x0, com gol de Paolo Guerrero. Parar o campeão da Champions e levar ao Japão, mais de 30 mil loucos, causou admiração de muitos jornalistas. O técnico que construiu sua jornada, com placares magros e muitas vezes sendo chamado de retranqueiro, mostrava que realmente, a defesa é o melhor ataque.

Foto:corintimão

Tite ainda garantiu mais dois títulos, o Paulista de 2013 e a Recopa de 2013. Fechava a conta com: Paulista, Brasileiro, Libertadores, Recopa e Mundial.

 

 Um novo Tite

Com uma fraca campanha no Nacional e a eliminação na Copa do Brasil, a diretoria optou por não renovar o vínculo com Tite. Em novembro de 2013, Mario Gobbi e Tite, anunciaram o fim da era mais vitoriosa do Timão, era o “até breve”.

Nos últimos jogos do campeonato, o técnico recebeu milhares de homenagens da torcida. Seu nome ecoava pelos estádios durante os jogos.

foto:r7esportes

Mano Menezes assumiu a equipe e neste período, Tite se dedicou aos estudos. Passou a acompanhar os grandes comandantes do futebol mundial. Seu objetivo era a seleção brasileira. Com a contratação de Dunga, Tite, recusou diversas equipes do futebol nacional.

O trabalho de Mano, não vinha rendendo o esperado e no fim de 2014, a diretoria confirmava a terceira passagem de Tite, no comando do Corinthians.

Como nada para o Corinthiano é fácil, o trabalho começou com uma certa dificuldade. A equipe foi eliminada no Paulista e na Libertadores. Muitos jogadores, deixaram a equipe e o time passou a ser subestimado. Jornalistas, diziam que ao Corinthians, restaria se conformar com o não rebaixamento, mas Tite foi além.

O treinador fechou a equipe. Valorizou cada jogador e conseguiu recuperar o apagado, Jadson. Hoje a equipe é líder isolada do Brasileirão, com 73 pontos. Tem o melhor ataque e a melhor defesa e pode chegar ao hexa campeonato, de forma antecipada. Cinco de seus titulares, foram convocados para seleção.

A aproximação de um novo título, demonstra a evolução de Adenor. Os tempos de “retranca”, já não existem mais. É uma unanimidade que Tite é o melhor treinador do Brasil e o comando da Seleção Brasileira é dado como destino certo.

Contar a história desse gigante, caiu-me como um presente... a forma de demonstrar a gratidão da Fiel torcida, a esse Mestre. O torcedor Corinthiano, carregará para sempre, o treinador no coração. Afirmo sem dúvida alguma: Tite é um ídolo.

Ter, Tite a beira do gramado é a segurança da equipe. Desde o roupeiro até o presidente, todos se rendem ao talento e a inteligência de Adenor. A Titebilidade, deu um nó tático nas maiores equipes do futebol nacional, mostrando que o futebol pode ser sim, construído com respeito. Obrigada Adenor, por ser o meu comandante, por ser o nosso professor.

 

Mariana Alves. Pelo Corinthians, com muito amor, até o Fim!